Morre o presidente de honra da União da Ilha

A União da Ilha do Governador está de luto. Faleceu na manhã deste sábado, Maurício Gazelle, um dos fundadores e presidente de honra da escola. Neste domingo, durante mais uma eliminatória de samba para o carnaval 2012, uma homenagem será prestada a Maurício.

A diretoria da agremiação emitiu uma nota logo após o ocorrido:

"Descanse em paz nosso eterno presidente de honra. Obrigado por tudo que o senhor fez por nossa escola". (Ney Filardi e diretoria).

MAURÍCIO GAZELLE (HISTÓRIA):

Corria o carnaval de 1953 e três amigos, Maurício Gazelle, Orphilo Bastos e Joaquim Lara de Oliveira, tiveram a ideia de fundar uma escola de samba que congregasse os amigos que batiam uma bolinha no time da União, no bairro do Cacuia, Ilha do Governador. A ideia inicial era disputar os concorridos prêmios do carnaval insulano, que contava com escolas como a Unidos da Freguesia, Império da Ligação, Paraíso Imperial e Unidos da Cova da Onça. Nenhuma destas agremiações disputavam o carnaval no centro da cidade. Afinal eram escolas simples e pobres, com cerca de 100 componentes e estrutura primária.

Uma assembléia realizada no dia 7 de março de 1953 e composta por 59 fundadores, deu origem ao GRES UNIÃO. Maurício Gazelle foi eleito o primeiro presidente. A nova escola que se reunia no armazém de Maurício para planejar os desfiles, teve um início de carreira avassalador. Em 1954, em sua estreia, conquistou o título com o enredo: "Força Aérea Brasileira", em homenagem à Força Armada, que ocupa grande parte do bairro com seus quartéis.

As vitórias sucederam-se. Até 1959, conquistaria todos os títulos dos carnavais da Ilha, obtendo o hexacampeonato.