Niterói promove homenagem no Dia Nacional do Samba

Representantes do mais autêntico gênero musical do país, o samba, serão homenageados na próxima segunda-feira, 30, às 17 horas, durante sessão solene na Câmara de Vereadores de Niterói. Mais de cinquenta personalidades entre compositores, intérpretes, carnavalescos e dirigentes de blocos e escolas de samba receberão o Diploma Personalidade do Samba – Vereador Carlos Magaldi, criado esse ano pela Mesa Diretora da Casa e o Troféu Ismael Silva, maior condecoração do legislativo para aqueles que  atuam na área do samba e do carnaval.

– Esse evento é feito tradicionalmente pela Câmara de Niterói e era organizado pelo vereador Carlos Magaldi, covardemente assassinado esse ano. Aprovamos uma deliberação legislativa criando um diploma que recebeu o seu nome, para homenagear os amantes do samba. Foi uma singela homenagem que resolvemos fazer para perpetuar todo o trabalho de Magaldi na área do samba – explica o presidente da Câmara, Paulo Bagueira, um dos envolvidos no projeto.

A solenidade vai homenagear personalidades como Tia Surica e Jorginho do Império e os carnavalescos Milton Cunha e Maria Augusta, os dirigentes e fundadores da União das Escolas de Samba de Niterói, Ito Machado e Ney Ferreira e produtores do carnaval carioca como Manoel Alves. Figuras tradicionais do carnaval como Bebeto Sorriso, que hoje mantém uma escola de percussão para crianças carentes, Carlinhos Pandeiro de Ouro, que há mais de cinco décadas dá aulas de samba pelo mundo, e blocos de carnaval também serão homenageados com o Diploma Personalidade do Samba.

– Queremos envolver todas as figuras tradicionais do samba em Niterói e destaques do Rio de Janeiro para esta homenagem. Com certeza será uma festa de confraternização com o objetivo de reverenciar o samba e homenagear o nosso grande amigo, Carlos Magaldi, um dos maiores defensores do carnaval de nossa cidade – afirma o jornalista Mário Dias, um dos produtores do evento.​