O Efeito Roberto Carlos no Grupo de Acesso em 2012

É certo que homenagens a personalidades e cidades são muito bem vindas no carnaval, particularmente acho muito bacana, porém no próximo carnaval, no grupo de acesso elas virão em 7 das 9 escolas de que desfilarão na nova Sapucaí. Um acesso interessante em 2012.

Pode parecer uma discussão sem rumo, mas o que leva as escolas de forma aleatória escolher homenagens como seus enredos? Evidentemente não foi somente o sucesso do desfile arrebatador da Beija Flor em homenagem ao Rei Roberto Carlos que acarretou a essas homenagens, mas sim uma forma de exaltar uma personalidade importante de seu país, um baluarte de sua raiz, ou simplesmente tentar fisgar um patrocínio esperto. Percebe-se que costura daqui, rasga dali, cola aqui e pimba: nasce uma homenagem e nós vestimos a fantasia.

A Inocentes de Belford Roxo vai homenagear a cidade de Corumbá, antes de torcer o nariz, consegui perceber na sinopse algo além de uma simples homenagem captadora de grana. Percebi um enredo metalinguístico, de discussão de identidade nacional, de reconhecimento pleno de nosso folclore. O carnavalesco Wagner Gonçalves promete fugir ao esquema quadrado das homenagens a cidades, sem fugir aos seus compromissos.

História, cultura e informação. Assim posso definir a bela homenagem da Cubango ao Barão de Mauá. Uma figura tão importante para o Brasil, que sempre pensou à frente do seu tempo e foi responsável por diversas incursões em nossa cidade, um desfile das grandes ideias e projetos do homenageado.

Apelo emocional, cultural e saudade passarão com a Tuiuti, Império Serrano e Santa Cruz. A Tuiuti, abrirá os desfiles exaltando a grande musa Portelense, Clara Nunes. Homenagem digna que fazia falta no grupo especial. O Carnavalesco Jack Vasconcelos usará suas músicas e vida como linha de enredo. O Império Serrano exaltará uma de suas maiores baluartes, Dona Ivone Lara. Com certeza a emoção falará mais alto, haja vista que a homenageada estará no desfile. A Santa Cruz trará para a avenida a vida do radialista Antonio Carlos da Radio Globo. Fato que não faltará publico para assistir a historia desse comunicador que acorda milhares de ouvintes em seu programa matinal que tem a cara do povo brasileiro.

Humor, luxúria e beleza. Nelson Rodrigues e sua obra voltarão à Sapucaí após mais de 10 anos de sua homenagem pela Unidos da Tijuca com a Viradouro. Autor de “Sete Gatinhos”, “Dama do Lotação”, “Meu Destino é Pecar”, dentre outras, marcadas pelo senso real de como a vida realmente é, fazem sucesso até hoje. Já a Estácio de Sá homenageará a modelo Luma de Oliveira, onde o Carnavalesco Marcus Ferreira delineou seu enredo de forma que abordará a história da homenageada com sua ligação ao carnaval de nosso país.

A Acadêmicos da Rocinha fará um passeio pela história das praças do país e sua importância na vida da gente e a Império da Tijuca falará das utopias, um enredo alegre, imaginário e criativo que será realizado pelo carnavalesco Severo Luzardo, que no último carnaval surpreendeu.

Para ouvir os sambas concorrentes do Império da Tijuca:

http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=616

Para ouvir os sambas concorrentes da Rocinha:

http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=600

Para ouvir os sambas concorrentes do Paraíso do Tuiuti:

http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=774

Para ouvir os sambas concorrentes do Império Serrano:

http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/720/Veja%20obras%20que%20est%C3%A3o%20na%20disputa%20para%20homenagear%20Dona%20Ivone%20Lara..html

Contato: imperioroberto@gmail.com