Parceria de Cadinho vence e vai colocar o nome da Rocinha na praça

A parceria de Cadinho, Mauro Speranza, Dartagnan, Ricardo Barriga, João Gordo e Márcio do Swing é a grande vencedora da disputa de samba da Acadêmicos da Rocinha para o Carnaval 2012. É a primeira conquista da parceria na Rocinha. A final aconteceu na noite deste sábado e o resultado saiu após às 4h deste domingo. Em 2012, a escola falará sobre o espírito democrático que as praças ao redor do mundo despertam nas pessoas. "Vou colocar teu nome na praça" é o título do enredo. A Rocinha desfila no sábado de carnaval, no Grupo de Acesso A, que é comandado pela Lesga. Luiz Carlos Bruno é o carnavalesco da agremiação. A parceria vencedora ganhou um prêmio de R$ 10 mil. Foi o primeiro samba escolhido para o Carnaval 2012.

– Esse samba está um pouco à frente dos demais. Foi uma disputa de alto nível e isso me deixa muito feliz. Não acho que hoje a apresentação tenha sido tão determinante, já que os três foram bem – explicou o presidente da Rocinha, Déo Pessoa. Ele contou para o site CARNAVALESCO, que o desfile de 2012 está orçado em R$ 1,5 milhões.

* Clique aqui para ouvir o samba da Rocinha para 2012

Nenhuma das três obras finalistas teve um rendimento espetacular na final. Apesar da presença das torcidas, os diversos segmentos da Rocinha não ficaram empolgados. Um outro detalhe importante é que os sambas não contaram com um cantor medalhão para fazer a interpretação. Além disso, o destaque positivo vai para a estrutura de trabalho que a direção da Rocinha proporcionou para imprensa. Uma sala foi colocada para os jornalistas usarem a internet e eles ainda tiveram livre acesso aos ambientes da quadra. A direção da Rocinha deu exemplo para todas agremiações, inclusive do Grupo Especial, que não contam com uma estrutura mínima de tecnologia e espaço para cobertura da imprensa carnavalesca, que é a única nesse período que divulga tudo sobre essas finais de samba-enredo.

Compositores vencem pela primeira vez na Rocinha

Emocionado, o compositor João Gordo não escondeu a felicidade com a vitória. – É indescritivel. Não consigo nem organizar meus pensamentos. Ganhou o melhor, foi justo! Peço desculpas pelas poucas palavras, mas agora não tenho como falar mais do que isso. Cadinho contou como foi feito o samba da parceria. – Primeiro nós fizemos a melodia para depois encaixar a letra. Preferimos fazer desta forma e acabou dando certo. Cada um foi fazendo a sua versão e depois juntamos, no próprio estúdio, em Vila Isabel. Acho que demorou uns dez dias para ficar pronto.

* Clique aqui e veja como passou o samba campeão

Cadinho também contou como é sua relação com a Rocinha. – Sou morador da comunidade e sempre acompanhei, mesmo que de longe, os carnavais da Rocinha. Recentemente, resolvi me aproximar da escola e agora não largo mais. Muitas pessoas me chamavam para participar anteriormente, mas conheço toda a história da Rocinha. O primeiro presidente era meu vizinho e eu até já caí em cima das alegorias da escola quando elas eram feitas na quadra, na época que a Rocinha não tinha barracão. Nessa época, ainda não havia tido a fusão dos blocos que originaram as agremiação. Fui soltar pipa na lage da quadra e acabei caindo em cima dos carros e quebrando algumas coisas (risos).

* Vídeo: clique aqui e veja o anúncio do samba campeão da Rocinha para o Carnaval 2012

Antes do resultado, o carnavalesco Luiz Carlos Bruno já tinha avisado que estava tranquilo, porque os finalistas atendiam o que a escola pediu. – Era o samba mais correto e bonito que nós tínhamos. Nos serve perfeitamente. A escolha foi muito bem feita – afirmou Bruno, que contou que o trabalho no barracão está "um pouco atrasado, que já vão acertar o cronograma". – Tenho certeza que tudo dará certo – disse.

* Clique aqui e confira fotos da final de samba na Rocinha

Para o diretor de carnaval da Rocinha, Jorge Mariano, o samba campeão tinha que atender o andamento do desfile. –  O componente precisa se sentir à vontade para cantar o samba. Na final, nós colocamos vinte minutos para cada apresentação, porque esse é o tempo que a pessoa passa pela Avenida. O carnaval hoje é muito técnico – explicou.

Presente na final, o mestre-sala Diogo Fran conversou com o CARNAVALESCO sobre o desfile de 2012. – Estamos ensaiando três vezes por semana desde a primeira semana de agosto e nos entrosando rapidamente. Nosso estilo de dança casa muito bem – contou. A porta-bandeira Ana Carolina também comentou: – O segredo para tirar as notas dez é a dedicação, mesmo sendo jovens nós estamos tranquilos e contamos com a confiança da escola.

* Clique aqui e veja como passou o samba da parceria de Edinho

Confirmada para o ano que vem, a rainha de bateria, Érika Palmer, marcou presença na final. Bruno Almeida, rainha da São Clemente, prestigou a final. O presidente da Lesga, Reginaldo Gomes, não compareceu, mas foi representado por Marquinhos, diretor de carnaval da entidade.

* Clique aqui e vejo como passou o samba da parceria de Alexandre Naval

Durante a final de samba da Rocinha, o site CARNAVALESCO revelou, com exclusividade, que o desfile do Grupo de Acesso A no Carnaval 2012 será transmitido pelo SBT.

O que você achou do resultado na Rocinha? Comente abaixo: