Participe de Laboratório de Jornalismo de Carnaval e conheça o dia a dia do site CARNAVALESCO

sambodromo2017_11O site CARNAVALESCO começa no próximo sábado a segunda turma do Laboratório de Jornalismo de Carnaval, na Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), unidade de Botafogo, quando os alunos vão produzir reportagens como em uma cobertura profissional e conhecer o dia a dia do site. O curso é aberto a pessoas que tenham o ensino médio, estudantes de jornalismo, publicidade, letras, cinema e marketing.

As aulas serão sempre aos sábado, de 9h às 13h, e o aluno terá realmente a vivência de uma redação. Uma experiência pioneira e que segue o caminho da transformação do jornalismo e capacita o aluno para exercer a função de empreendedor da comunicação no segmento do jornalismo carnavalesco. Após o curso, os alunos podem ser selecionados para integrar a equipe do site. No Carnaval 2017, a primeira turma do Laboratório de Jornalismo de Carnaval forneceu seis alunos para a cobertura do site nos desfiles no Sambódromo e na Intendente Magalhães.

Conheça o programa do Laboratório de Jornalismo de Carnaval:

– Jornalismo Básico (Estrutura de texto, jargões jornalísticos, o repórter apurador, o uso de fontes, a ética no jornalismo)

– História das Escolas de Samba e do Carnaval do Rio de Janeiro

– Cobertura do carnaval nos jornais impressos, rádio e televisão

– Internet como veículo transformador da cobertura jornalística do carnaval

– Histórias e curiosidades dos nove anos do site CARNAVALESCO

– Funcionamento do modelo de redação jornalística do site CARNAVALESCO

– Fotografia no carnaval (aula será dada por fotógrafos do site CARNAVALESCO e de outros veículos)

– Assessoria de Imprensa (atendimento, gerenciamento de crise, como atrair um cliente)

– Assessoria de Imprensa no Carnaval (produção de releases, planos de comunicação, clipping e relacionamento com a imprensa)

– Redes Sociais no Carnaval (atividades com profissionais que gerenciam redes sociais nas escolas de samba)

– Como funciona o site CARNAVALESCO (o dia a dia da redação, como são definidas as pautas e o modelo de apuração de apuração)

– Modelo de crônica jornalística de um desfile de escola de samba