Porto da Pedra faz apresentação digna de quem briga pelas primeiras posições da Série A no Carnaval 2018

Por Rodrigo Coutinho

porto-da-pedra_desfile_33-7Grata surpresa na noite desta sexta-feira. O Tigre de São Gonçalo fez uma apresentação digna de quem briga pelas primeiras posições da Série A no Carnaval 2018. A agremiação driblou os problemas financeiros e realizou um desfile original, de fácil entendimento e com o canto da comunidade muito acima das três escolas que já haviam desfilado na primeira noite de apresentações. A lamentar dois pequenos deslizes na evolução que podem render décimos. A Unidos do Porto da Pedra terminou o seu desfile com 53 minutos. A Vermelho e Branca desfilou com o enredo “Rainha do Radio. Nas Ondas da Emoção, o Tigre Coroa as Divas da Canção”, desenvolvido pelos carnavalesco Jaime Cezário.

Comissão de frente

porto-da-pedra_desfile_2018_18“As Rainhas do Radio se apresentam ao grande público”, este foi o título da comissão de frente vermelha e branca coreografada por Jardel Lemos. No grupo, as dez rainhas do rádio brasileiro voltaram à Passarela e trouxeram César de Alencar, apresentador da Radio Nacional na década de 30, uma fã histérica, um levantador de placas e animador de auditório, um fotógrafo, e um ouvinte encantado com as belas vozes. A concepção foi muito feliz no sentido de sintetizar o enredo. Não havia um ápice na performance, mas sim uma linearidade que funcionou e arrancou muitos aplausos do público e dos espectadores. Figurinos bem desenvolvidos, o que deu um caráter ainda mais teatral.

porto-da-pedra_desfile_2018_20Mestre-sala e porta-bandeira

Com uma belíssima fantasia que representava a realeza da canção, Rodrigo França e Cintya Santos, demonstraram um bailado extremamente tradicional e repleto de entrosamento. Graciosidade em alta do casal. Parecem feitos um para o outro na dança.

Harmonia

A melhor da noite até então. Todas as alas, sem exceção, cantando o samba com vontade e sem deixá-lo cair sequer um minuto, algo muito difícil pelas características melódicas da obra. O melhor rendimento de canto da Porto da Pedra em muitos anos.

porto-da-pedra_desfile_2018_58Enredo

Leitura muito fácil! Enredo que prestou homenagem pra lá de justa e bem clara. Era fácil identificar o que representavam as alegorias e fantasias. Desfile leve, despertando o público para brincar junto com a escola.

Evolução

Este foi o quesito de pior rendimento da Porto da Pedra. Tudo ia bem até a apresentação da bateria no primeiro módulo. A ala da frente avançou e a bateria ficou para se apresentar ao julgador e um espaço além do normal foi firmado. O mesmo aconteceu na entrada da bateria no segundo recuo, mas de forma mais acentuada.

porto-da-pedra_desfile_2018_41

porto-da-pedra_desfile_2018_65Samba-Enredo

Em seu retorno à Unidos do Porto da Pedra, Luizinho Andanças teve a difícil missão de manter o rendimento de um samba de melodia bem “truncada”. E conseguiu! Muito significativo, principalmente pelo problema de saúde que teve recentemente. Destaque também para os demais integrantes do carro de som, sustentando a obra. Muito bom o rendimento do samba-enredo.

Fantasias

Originais e com leitura bem fácil. Outras um pouco mais luxuosas, as demais nem tanto. Sem dúvida um quesito muito digno, o melhor da noite até o momento.

porto-da-pedra_desfile_2018_79Alegorias

Seguindo o padrão das fantasias. Carro abre-alas e segunda alegoria um nível acima. No terceiro e no quarto carro o nível caiu. Prejudica um pouco a avaliação do conjunto, mas fica longe de comprometer o desfile. Leitura bem clara do significado das alegorias, principalmente o segundo carro.

Outros Destaques

A ala de baianas da Porto da Pedra merecem muitos elogios. Que raça das senhoras de São Gonçalo. Pelas dificuldades impostas pela idade da maioria das componentes, é natural que o canto e a evolução não sejam tão boas, mas a lógica foi inversa com elas. Evoluíram com maestria e cantaram a plenos pulmões, mesmo vindo no último setor do Tigre.

Um comentário em “Porto da Pedra faz apresentação digna de quem briga pelas primeiras posições da Série A no Carnaval 2018

Os comentários estão desativados.