Prefeitura do Rio apresenta planejamento operacional para o carnaval no Sambódromo

0 Flares 0 Flares ×

prefeitura_plano_carnaval2017

A Prefeitura do Rio divulgou na manhã desta quinta-feira o esquema operacional para o carnaval no Sambódromo, em coletiva que reuniu todos os órgãos públicos envolvidos na operação. Segundo estimativas da Riotur, a temporada de carnaval na cidade deve atrair 1,1 milhão de turistas e gerar uma renda em torno de R$ 3 bilhões somente no segmento de turismo. Na hotelaria carioca, a expectativa é bater 80% de ocupação. É provável que na sexta-feira de carnaval, dia 24 de fevereiro, a Prefeitura do Rio decrete ponto facultativo na cidade. No próximo domingo, o Sambódromo será palco do teste de som e luz com o ensaio técnico da Mangueira. Os órgãos públicos também utilizarão o evento para acertarem os últimos detalhes.

– Os ensaios técnicos são um grande evento. Cada vez está mais lindos e próximos do que é o carnaval. Já é legal sentir o clima do carnaval. No domingo, nós estaremos com todos os órgãos reunidos, organizando a chegada e saída, e o planejamento vai sendo aprimorado a cada ensaio. Os comandantes e gestores já testam suas operações de carnaval – disse Mário Filippo, diretor do comitê gestor do carnaval do Rio de Janeiro.

Será implantado esquema especial de trânsito no Centro da cidade e em todos os seus acessos, a partir de 23/02/2017, quinta-feira. A operação de trânsito contará com a participação de 550 Agentes de Trânsito da Prefeitura por dia de operação, entre Guardas Municipais, CET-Rio e Porto Novo, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas.

Serão disponibilizados 17 reboques para desobstrução de vias, 65 motocicletas e 50 veículos operacionais. Também serão utilizados 24 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 570 câmeras, sendo 60 na região do Centro, possibilitando que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

Devido à quantidade e complexidade das interdições a Prefeitura recomenda a utilização de transporte público (trem, metrô, barcas, VLT). Veículos devem evitar circular na região do Centro e, se necessário, priorizar o uso do Túnel Marcello Alencar na ligação da Avenida Brasil/Zona Norte com a Zona Sul.

Os agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vão coibir o estacionamento nas áreas de bloqueio fechadas ao tráfego de veículos, além de calçadas e áreas proibidas pela sinalização. Os carros parados irregularmente serão removidos e levados para o depósito municipal, na Avenida Pedro II, 67, Leopoldina.

Metrô é a melhor opção para chegar ao Sambódromo

O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque na estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

Na terça-feira de Carnaval (28/02), para atender ao desfile das escolas de samba mirins, o funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até as 3h para embarque. As demais estações fecharão para embarque às 23h e funcionarão após este horário somente para desembarque.

As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (24/02) para sábado (25/02) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (01/03). Entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), a estação Maracanã funcionará para embarque e desembarque das 5h até a meia-noite.

O acesso Passeio da estação Cinelândia ficará aberto das 6h às 20h entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02) para desembarque e embarque apenas de usuários com cartões pré-adquiridos (pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os demais passageiros poderão comprar seus bilhetes e embarcar nas estações mais próximas: Carioca e Glória, que contarão com bilheterias externas.

Na Linha 4, Nossa Senhora da Paz terá um esquema especial: a estação funcionará para embarque e desembarque entre 5h e 15h e somente para desembarque de passageiros das 15h às 5h.

Por questões de segurança, algumas estações também terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.

Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento em funcionamento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).

Entre 25 e 28 de fevereiro, as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h até a meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

SuperVia

A SuperVia terá esquema especial durante os dias de Carnaval para atender a ida e a volta dos foliões que forem assistir aos desfiles das escolas de samba na Sapucaí ou aproveitar até os blocos espalhados pela cidade. Nas madrugadas de sábado, domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, serão disponibilizadas viagens extras com partidas da Central do Brasil, todas em
trens com ar condicionado.

A estação Central do Brasil ficará aberta do início da operação de sexta-feira (24/02) até às 23h da quarta-feira (01/03) e as viagens extras nas madrugadas terão como destino os terminais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna. Durante a madrugada, as estações destes ramais funcionarão exclusivamente para desembarque. O ramal Deodoro será atendido pelos trens paradores dos
ramais Santa Cruz e Japeri.

Cerca de 15 mil componentes terão ida e volta do Sambódromo garantida. Os bilhetes serão distribuídos entre Beija-Flor, Mocidade Independente de Padre Miguel, Grande Rio, Império Serrano, Acadêmicos de Santa Cruz, Inocentes de Belford Roxo e Unidos de Padre Miguel. A iniciativa da SuperVia reforça os laços históricos do trem do Rio com o samba, beneficiando as escolas que margeiam a linha férrea e ajudam na preservação da nossa cultura.

COMLURB

A Comlurb programou uma limpeza geral do Sambódromo no dia 23/02, quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã. O serviço prepara a passarela para os desfiles das Escolas de Samba do Carnaval 2017. A partir da sexta, dia 24, e durante todo o Carnaval, a Companhia vai mobilizar 665 garis e 120 equipamentos por operação, divididos em três turnos, para garantir a manutenção do Sambódromo, todo o entorno e o Terreirão do Samba. A operação Sambódromo termina após o Desfile das Campeãs.

Para que os serviços de limpeza e remoção de resíduos seja rápido e eficiente, garantindo a evolução das escolas de samba os garis estarão trabalhando nos três turnos, nas limpezas diurna e noturna da passarela, incluindo os setores par e ímpar, arquibancadas e pistas, concentração, dispersão, postos de saúde e Terreirão do Samba, com o apoio de 40 máquinas e equipamentos, por turno, entre sopradores, que agilizam a limpeza das arquibancadas, caminhões basculantes, compactador, caminhão-pipa, que utiliza água de reuso, pá mecânica e mini varredeiras.

Sambódromo e Terreirão

No Sambódromo serão destacados cerca de 507 garis, 294 à noite e 213 de dia, com apoio de supervisores e equipamentos e máquinas, para limpeza e manutenção de toda área interna, como corredores, frisas, arquibancadas e pistas (durante os desfiles, concentração e dispersão); lavagem dos contêineres, coleta de resíduos e manutenção de limpeza do Terreirão.

Postos de Saúde

A limpeza e desinfecção dos 11 Postos de Saúde instalados ao longo da Passarela do Samba e Terreirão, assim como a coleta dos resíduos biológicos desses postos, também ficam a cargo da Comlurb, que destacará 11 garis e 12 supervisores por dia para os serviços. Os trabalhos serão realizados todos os dias de desfiles, sempre das 16h às 7 horas.

Áreas Externas

Para o entorno do Sambódromo e Terreirão cerca de 158 garis por turno farão a limpeza dos logradouros, lavagem de pontos críticos, com água de reuso e a remoção de resíduos.

RIOLUZ

Na Passarela do Samba, desde o início dos ensaios técnicos das escolas de samba, a Rioluz executou uma operação “pente fino” na iluminação monumental (torres de iluminação), nas áreas de serviços e de convivência dos espectadores e foliões com a troca de 80 lâmpadas de multivapor metálico de 2000 w. Nas áreas de circulação nos fundos das arquibancadas foram recuperadas 120 luminárias com lâmpadas a vapor de sódio 400 w e a implantação de oito projetores na área do segundo recuo de bateria e seis na praça de alimentação. Instalou novos circuitos elétricos para atender aos sistemas de climatização das salas de serviços dos setores ímpares da passarela e a revisão de todos os circuitos que atendem aos corredores, banheiros e corredores sob a arquibancada.

Nas áreas externas, a passagem subterrânea que dá acesso aos setores cinco e sete da Passarela, a Rioluz instalou nova iluminação em LED que proporcionam mais luminosidade. Na concentração e dispersão (Avenida Presidente Vargas e Rua Frei Caneca) e vias em torno e de acesso aos desfiles foi executada uma operação de manutenção preventiva e reforço na iluminação, com a instalação de projetores.

O efetivo da Rioluz para operação de Carnaval 2017 na Passarela do Samba contará com 66 técnicos na parte interna.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×