Presidente da Amebras participa do 1º Encontro de Carnaval de Florianópolis

A convite do Sebrae de Santa Catarina e da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, Célia Domingues, presidente da Amebras (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil), palestrou durante o 1º Encontro de Carnaval de Florianópolis, realizado dos dias 17 a 19, quinta a sábado da semana passada. Célia Domingues foi convidada para apresentar os projetos sociais desenvolvidos pela Amebras, considerada pelo Sebrae/SC como referência no Brasil no segmento de carnaval.

 A empresária falou a profissionais e líderes de entidades carnavalescas locais sobre a importância e a função social do carnaval para a vida, o sustento e a cidadania de milhares de trabalhadores envolvidos na produção do espetáculo. A inclusão social promovida por meio das oficinas de capacitação oferecidas pela entidade, que em 17 anos de atuação já capacitou mais de 25 mil pessoas no Brasil e na Argentina, e o projeto de autossustentabilidade da Amebras deram a tônica da palestra e geraram muito interesse da plateia.

Um dos destaques da apresentação foi quando a presidente da Amebras falou do desenvolvimento de produtos licenciados com as marcas das escolas de samba, iniciativa que vem gerando postos de trabalho para artesãos formados pela associação. – Ao mesmo tempo que valorizamos as marcas das escolas, geramos renda para os artistas e as próprias agremiações. O Carnaval tem uma função social muito poderosa que nunca podemos perder de vista. É preciso capacitar mão de obra, oferecendo chances para artesãos e empreendedores em potencial que, se não fosse o carnaval, não teriam oportunidades em suas vidas – afirmou Célia.

Organizado pelo SEBRAE/SC, pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis e pelas dez escolas de samba da Grande Florianópolis, o 1º Encontro de Carnaval de Florianópolis teve como objetivo estruturar o carnaval da região como um produto turístico, competitivo e sustentável. A ideia é desenvolver um projeto pioneiro em Santa Catarina, no Sul do país, para atender aos pequenos negócios da cadeia produtiva carnavalesca, dos setores de comércio e serviços e integrá-los com o turismo para fortalecer a festa na região.
 
Além das palestras, foram realizadas consultorias, cursos e visitas técnicas para difusão das melhores práticas já existentes em outros grandes eventos do país.Entre os convidados do Rio de Janeiro, além de Célia Domingues, participaram nomes como Chico Spinosa, carnavalesco da Estácio de Sá, e Thiago Diogo, mestre de bateria da Acadêmicos do Grande Rio.