Primeira mão: confira os sub-quesitos do Grupo Especial e como devem ser avaliados

Samba-Enredo

LETRA (valor do sub-quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a letra poderá ser descritiva ou interpretativa, sendo que a letra é interpretativa a partir do momento que contar o Enredo, sem se fixar em detalhes.

MELODIA (valor do sub­quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a adequaçâo da letra ao enredo; sua riqueza poética, beleza e bom gusto; a sua adaptaçäo à melodia, ou seja, o perfeito entrosamenïo dos seus versos com os desenhos melódicos.

Enredo

CONCEPÇÃO: (valor do sub­quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – o argumento ou tema, ou seja, a idéia básica apresentada pela Escola e o desenvolvimento teórico do tema proposto.

REALIZAÇÃO: (valor do sub-quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a sua adaptaçâo, ou seja, a capacidade de compreensão do enredo a partir da associaçäo entre o Tema ou Argumento proposto e o seu desenvovimento apresentado na Avenida atraves das Fantasias, Alegorias e outros elementos plástico-visuais. A apresentaçâo seqüencial das diversas partes (alas, alegorias, fantasias, etc.) que irá possibilìtar 0 entendimento do tema ou argumento proposto, de acordo com o roteiro previamente fornecido pela Escola (Livro Abre-Alas); a criatividade (nâo confundir com ineditismo);

Alegorias e Adereços

CONCEPÇÃO: (valor do sub-quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a concepçäo e a adequaçâo das Alegorias e dos Adereços ao Enredo que devem cumprir a funçäo de transmitir as diversas partes do conteúdo desse Enredo; a criatividade, mas clevendo, necessariamente, possuir significado dentro do Enredo;

REALIZAÇÃO: (valor do sub-quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a impressâo causada pelas formas e pelo entrosamento, utilizaçäo, exploração e distribuiçäo de materiais e cores; os acabamentos e cuidados na confecçäo e decoraçäo, no que se refere ao resultado visual, inclusive das partes traseiras e geradores; que os “destaques” e “figuras de composiçäo”, com Suas respectivas fantasias, devem ser julgados como partes integrantes e complementares das Alegorias.

Fantasias

CONCEPÇÃO: (valor do sub-quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a concepçäo e a adequaçäo das Fantasias ao Enredo as quais devem cumprir a iunçâo de transmitir as diversas partes do conteúdo desse Enredo; a capacidade de serem crìativas, mas devendo possuir significado dentro do Enredo;

REALIZAÇÃO: (valor do sub-quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a impressäo causada pelas formas e pelo entrosamento, utìlizaçäo, exploração e distribuiçäo de materiais e cores; os acabamentos e os cuidados na confecçäo das fantasias que deverão também possibìlitar uma boa evoluçâo dos componentes; a uniformidade de detalhes, dentro das mesmas Alas, Grupos e/ou Conjuntos (igualdade de calçados, meias, shorts, biquínis, soutiens, chapéus e outros complementos, quando  nítido esta proposta).

Comissão de Frente

CONCEPÇÃO / INDUMENTÁRIA: (valor do sub­quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a concepçäo da comissão de frente e a sua capacidade de impactar positivamente o público, no momento da apresentaçäo da Escola; a indumentária da Comissäo de Frente, levando­se em conta, neste caso, sua adequaçäo para o tipo de apresentaçäo proposta.

APRESENTAÇÃO / REALIZAÇÃO (valor do sub-quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – o cumprimento da funçâo precípua de saudar o público e apresentar a Escola, sendo obrigatórìa a exibiçâo em frente às cabines de julgamento deste Quesito; a coordenaçâo, a sintonia e a crìatividade de sua exibiçäo, que será obrigatória em frente às cabines de julgamento deste Quesito, podendo evoluir da maneira que desejar.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

INDUMENTÁRIA: (valor do sub-quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a indumentária do casal, verificando sua adequação para a dança e a impressão causada pelas suas formas e acabamentos; beleza e bom gosto.

DANÇA: (valor do sub-quesito: de 4,5 à 5,0 pontos) – a exibição da dança do casal, considerando-se que não "sambam" e sim executam um bailado no ritmo do samba, com passos e características próprias, com meneios, mesuras, giros, meias-voltas e torneado, sendo obrigatória a sua exbição diantes dos Módulos de Julgamento; a harmonia do casal, que durante a sua exibição, com graça, leveza e majestade, deve apresentar uma sequência de movimentos coordenados deixando evidenciada a integração do casal; que a função do Mestre-Sala é cortejar a Porta-Bandeira, bem como proteger e apresentar o Pavilhão da Escola, devendo desenvolver gestos e postuas elegantes e corteses, que demonstrem reverência à sua dama (Porta-Bandeira); que a função da Porta-Bandeira é conduzir e apresentar o Pavilhão da escola, sempre desfraldado e sem enrolá-lo em seu próprio corpo ou deixá-lo sob a responsabilidade do Mestre-Sala.

Comente: