Radialista Antônio Carlos é o enredo da Santa Cruz para 2012

A Acadêmicos de Santa Cruz anunciou oficialmente, na manha desta quinta-feira, seu enredo para o carnaval 2012: o radialista Antônio Carlos, do Sistema Globo de Rádio.

O presidente da agremiação, Moisés Antônio Coutinho, popularmente conhecido como Zezo, aproveitou o programa matinal do homenageado e, ao vivo, proferiu algumas palavras ao ilustre comunicador. “Você, Antônio Carlos, representa o rádio no Brasil”, afirmou.

A escola foi a última do Grupo de Acesso a divulgar seu enredo. Outras hipóteses de enredo foram cogitadas pelo presidente, que explicou ao CARNAVALESCO como foi feita essa escolha e também citou as opções que poderiam ter sido eleitas:

– Almocei com o Antônio Carlos e outros amigos e levamos a ideia do enredo a ele. No primeiro momento, ele ficou um pouco receoso. Depois, explicamos mais sobre a abordagem e, então, conseguimos com que esse homem de 75 anos, que tem um audiência fantástica e arrasta fãs há muitos e muitos anos, aceitar. Ele tem 35 anos de rádio, sendo 25 só na rádio Globo, 53 anos de profissão e isso combina com a história da agremiação, que também fará 53 anos no próximo ano. Isso vai ser muito legal, porque vamos associar o rádio, que completa 90 anos no ano Brasil no ano que vem. Agora vamos nos reunir com nossos carnavalescos (Lane Santana e Chico Spinoza) e desenvolver essa história. Até o fim da semana que vem vamos entregar a sinopse. Convidamos o Chico Spinoza para fazer parte desse time. Sempre tive essa vontade de trabalhar com ele e essa hora chegou. Tínhamos outras opções, como a CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), mas ela está patrocinando o nosso projeto social que atende a 630 pessoas, entre crianças e adultos. Outra opção foi Angra dos Reis, mas estava muito em cima quando começamos a conversar e, por último, a histórica cidade de Vassouras. Fui muito bem recebido por lá e tem uma história bonita que todos sabem – concluiu.
 
Convidado pelo presidente Zezo, Chico Spinoza falou ao CARNAVALESCO sobre a ida para a escola e o desenvolvimento do enredo:

– O convite foi muito recente. Almoçamos juntos na terça-feira, surgiu essa ideia e aceitei. O enredo é muito bom e rico. Vou entrevistar os amigos e o próprio Antônio Carlos. Essa ideia do rádio traz belas alegorias e efeitos, vai ficar fantástico na Avenida. Eu vou ajudar desenvolver o enredo, até porque faço também a Unidos de Vila Maria, em São Paulo. Nesse momento, estou envolvido com o sorteio da Copa do Mundo – finalizou o carnavalesco.

Em seu primeiro ano na agremiação da Zona Oeste, Lane Santana também conversou com o CARNAVALESCO e contou que o trabalho já foi iniciado e sobre a parceria com Chico Spinoza:

– Já estou em processo de pesquisa da vida do radialista e sobre o rádio, além de buscar caminhos para a criação das fantasias e alegorias. Podemos começar pelo rádio até chegar no radialista, mas primeiro precisamos concluir esse processo de busca e pesquisa, para depois conversarmos em grupo, inclusive com o Antonio Carlos. Ainda não falei com o Chico (Spinoza), mas a expectativa sempre é boa. Ele é uma pessoa que sempre está de bom humor e eu também sou assim. Nós gostamos de carnaval grandioso, bem acabado, e a escola merece isso. Vamos brigar pelo título com respeito às co-irmãs – frisou Santana.

A agremiação da Zona Oeste, que já figurou no Grupo Especial – a última vez foi em 2003 –, desfila pelo grupo de acesso A e espera voltar para elite do carnaval carioca em 2013.