Renascer apresenta Romero Britto para comunidade e lança título do enredo

0 Flares 0 Flares ×

Fernando Azevedo/DivulgaçãoCom casa cheia e astral elevado, afinal de contas, é a mais nova integrante da elite do carnaval carioca, a Renascer de Jacarepaguá apresentou o pintor, escultor e serígrafo, Romero Britto, para comunidade, neste sábado, em feijoada realizada na sua quadra de ensaios. Romero é tema do enredo da agremiação de Jacarepaguá no Carnaval 2012 e retribuiu a recepção calorosa esbanjando muita simpatia. O CARNAVALESCO aproveita para revelar o título do enredo da escola: "Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia".

Aos 47 anos, o pernambucano Romero Britto descreveu ao site CARNAVALESCO a emoção de ser enredo de uma escola de samba do Grupo Especial:

– Quando fiquei sabendo eu queria gritar, pular, chorar, espernear, é um momento muito importante mesmo para mim. Quero trabalhar bastante junto com a Renascer para fazer o carnaval mais lindo do Rio de Janeiro, estou muito feliz. Quero dividir minha arte com todos os brasileiros, esta é a minha intenção. Acho que o carnaval tem este poder, levar arte para todos – afirmou Romero Britto.

Fernando Azevedo/DivulgaçãoMuito famoso fora do Brasil, Romero reconheceu que, talvez, seu trabalho não seja tão conhecido dentro do nosso país. Apesar do cenário, o artista revelou que pretende quebrar essa barreira, já que, em sua opinião, a arte é algo muito elitizado no Brasil. Para que esse jogo comece a virar, nada melhor do que ser homenageado na festa mais popular brasileira:

– O carnaval é algo muito especial na vida de todo o brasileiro. Tenho certeza que as pessoas irão conhecer mais o meu trabalho. Aqui no Brasil ainda há essa cultura de que a arte só é apreciada pela elite, mas quero passar por cima disso. O carnaval é maior espetáculo do mundo, sem sombra de dúvidas – finalizou.

Quem também esteve presente no evento foi o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Luiz Castanheira, que, ao lado do diretor de carnaval da entidade, Elmo José dos Santos, prestigiou a mais nova integrante do Grupo Especial. Antônio Carlos Salomão, presidente da Renascer, falou ao CARNAVALESCO sobre o momento que sua escola vive:

Fernando Azevedo/Divulgação– Independente dessa festa e do enredo escolhido, este já é o ano da Renascer. É nosso primeiro no Grupo Especial e somos a primeira escola a representar Jacarepaguá, um bairro com dois milhões de habitantes, na elite do carnaval. Isso tudo que está acontecendo aqui é o resultado do nosso trabalho. Fazer um bom desfile, com um bom enredo e boas alegorias é o tempero da coisa.

Ciente de que a demora na reforma dos barracões afetados pelo incêndio ocorrido em fevereiro pode influenciar na feitura do carnaval da Renascer, Salomão admite que a escola não terá o gigantismo nas alegorias proporcionado pelo espaço existente na Cidade do Samba, mas reafirma a total confiança no bom rendimento de seus componentes em 2012:

– Ninguém vai ver a Renascer com um gigantismo exacerbado, mas essa escola é um monstro. Somos grandes, não somos pequenos. Estou iniciando o meu carnaval no Carandiru (local apelidado para abrigar alguns barracões do Acesso), mas já tenho promessas do presidente da Liesa de entrar no meu barracão da Cidade do Samba em outubro.

Fernando Azevedo/DivulgaçãoEstreando no Grupo Especial em carreira-solo, já que assinou o carnaval da Viradouro em 2010 juntamente com Junior Schall, Édson Pereira também falou sobre a questão de não poder usufruir da Cidade do Samba desde o início da confecção de alegorias e fantasias:

– Iremos fazer um trabalho improvisado. O improviso é uma arte que também faz parte do carnaval. Já aconteceram outros tipos de problemas no carnaval, até mais complicados que este. Estou contando com várias possibilidades e formas para que o carnaval da Renascer fique tão grandioso quanto o seu nome. Eu acho que a arte é infinita, independente de onde ela se coloque. A Renascer estando no Especial ou no Acesso eu farei com todo amor e carinho o meu trabalho. É claro que é uma responsabilidade maior, mas me sinto preparado.

Formado em pintura artística, Édson Pereira contou como chegou ao nome de Romero Britto para ser tema do enredo da escola no próximo carnaval:

Fernando Azevedo/Divulgação– Tenho uma história com a pintura e sempre estudei muito a arte. Não só pintores nacionais como o Romero, mas internacionais também. Eu cheguei até ele porque acho que ele é a cara do carnaval. É importante parar para analisar o título de ‘artista da alegria’ que ele tem e associar com o samba. Tenho certeza que Romero não é só um enredo, é uma história de vida. E esta história vai dar um belo enredo. O carnaval tem a necessidade de mostrar tudo o que é nosso. E ele é brasileiro.

Além de apresentar Romero Britto para comunidade, a escola anunciou a integração de mais dois profissionais ao seu quadro para o desfile do ano que vem. Amanda chega para ser a segunda porta-bandeira e Igor Vianna, que cantou no Acadêmicos do Cubango no último Carnaval e assinou com a Unidos de Padre Miguel para 2012, será uma das vozes de apoio de Rogerinho Renascer, intérprete oficial da agremiação.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×