Roteiro dos Desfiles aumenta acessibilidade digital

Na era multimídia da comunicação, o Roteiro dos Desfiles, principal fonte de informação de quem acompanha os desfiles na Marquês de Sapucaí, planeja expandir ainda mais o conceito de acessibilidade digital, que estreou no Carnaval 2011. Através de uma parceria com a Globo.com, o Roteiro dos Desfiles oferecerá, mais uma vez, a quem estiver dentro ou nas proximidades do Sambódromo a oportunidade de acessar todo o conteúdo do informativo através de qualquer dispositivo móvel – celular, iphone, ipad e etc.

O pesquisador de enredos Marcos Roza, idealizador do Roteiro dos Desfiles, conta como surgiu a ideia.

– Tive essa sacada ainda no primeiro ano de circulação do Roteiro dos Desfiles. Fizemos 200 mil exemplares e isso não atendia a todas as pessoas que circulavam pelo Sambódromo durante o carnaval. Conversei com um patrocinador que queria ver as pessoas fora do Sambódromo tendo acesso ao material, mas expliquei que uma distribuição nos moldes que ele queria era inviável, já que teria que ter uma tiragem de 5 milhões de exemplares por exemplo. Para fazer isso, a distribuição deveria ser feita com antecedência, o que não pode acontecer, pois temos um acordo com as escolas. O conteúdo de cada agremiação só pode ser divulgado no dia do desfile. Depois disso, fiquei pensando em usar todas essas ferramentas de comunicação móvel para terminar com esse problema e a ideia foi evoluindo até conseguirmos no último carnaval.

Apesar de o objetivo ter sido alcançado com êxito no Carnaval 2011, Marcos Roza comemora a parceria com a Globo.com no processo de aprimoramento dessa acessibilidade, já que a empresa dispõe de várias antenas necessárias para a disponibilização do serviço. Ele explica como o interessado poderá ter acesso ao informativo via wi-fi e bluetooth.

– A Márcia Ladeira, que trabalha na gerência de merchandising da TV Globo, é a grande madrinha do Roteiro dos Desfiles. Através dela conseguimos essa parceria e vamos disponibilizar informação ao público de maneira ainda mais eficaz. Quem tiver um dispositivo móvel dentro do Sambódromo, no Terreirão do Samba ou nos arredores poderá abrir o Roteiro dos Desfiles como se fosse uma página na internet. O conteúdo é exatamente o mesmo. Fazemos arquivos em pdf´s com as logos e os conteúdos das escolas e mandamos para o órgão que vai disponibilizar os aplicativos. É bom também para os nossos parceiros, pois estão expondo suas marcas em mais um lugar.

Vale lembrar que todo o conteúdo do Roteiro dos Desfiles estará disponível para impressão nos dias de desfile,  no site oficial do informativo: www.roteirodosdesfiles.com.br 

Comente: