Roteiro dos Desfiles chega ao carnaval capixaba

Descobrir o que aquela fantasia representa, o significado da comissão de frente ou a compreensão de uma alegoria ficará muito mais fácil a partir do carnaval de 2012. Este ano quem for ao Sambão do Povo assistir as apresentações das escolas de samba do Grupo Especial vai poder entender e até avaliar melhor suas performances com o auxílio do Roteiro dos Desfiles, um guia, em formato de bolso, que vai explicar enredos e significados das fantasias e alegorias de cada escola.

O informativo que, na sua terceira edição, já é sucesso no carnaval do Rio, chega à Vitória em parceria com a Liga Epírito-Santense das Escolas de Samba. Criando um canal de comunicação entre o público e o espetáculo apresentado pelas agremiações, o roteiro será distribuído no dia dos desfiles do Grupo Especial nas roletas que dão acesso às arquibancadas, mesas e camarotes. Isso vai garantir que as possíveis surpresas preparadas pelas escolas não sejam divulgadas antes da festa.

Na opinião do presidente da Lieses, Rogério Sarmento, essa iniciativa vai aproximar ainda mais o público das escolas, destacando que o Carnaval Capixaba cresce a cada ano e esse o roteiro será um ótimo instrumento para trazer mais visibilidade.

Para o diretor de carnaval da instituição, Ivan Silva Júnior, dada a credibilidade deste informativo no carnaval carioca, a Liga está no caminho certo. “Nosso carnaval precisa ser visto, apreciado e nada melhor para isso do que criar laços culturais que mostrem para o Brasil a força do carnaval capixaba”, ressalta o diretor.

Segundo o pesquisador de enredos e idealizador do projeto, Marcos Roza, o Roteiro dos Desfiles é uma ação sociocultural e educativa de valorização do público à tradição do carnaval. “Agora o público, além de se encantar com a beleza das fantasias e o colorido dos carros alegóricos, vai entender o que o carnavalesco quis mostrar. Isso vai enaltecer o trabalho das escolas e valorizar ainda mais o carnaval do Espírito Santo”, destaca Roza.

O Roteiro dos Desfiles, que já ganhou apoio dos dirigentes das escolas capixabas, foi batizado pelos sambistas da região como o “ABC do Samba”. Ao total serão 20 mil exemplares distribuídos entre os dias 10 e 11 de janeiro – levando aos foliões o resumo da sinopse do enredo, ficha técnica, curiosidades e, principalmente, uma explicação sobre o que será visto na avenida em fantasias e alegorias. O lançamento do Roteiro dos Desfiles no Carnaval Capixaba é uma iniciativa da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba – Lieses e da Companhia Multiplicar Produções, que contam com o apoio dos órgãos municipais e estaduais.