Roteiro dos Desfiles é sucesso no carnaval capixaba

Por iniciativa do historiador e pesquisador de enredos Marcos Roza, em parceria com a LIESES, o público presente no Sambão do Povo recebeu pela primeira vez um roteiro completo sobre os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial. Foram distribuídos 20 mil exemplares do informativo, ao longo da avenida.

O carnaval capixaba é acompanhado por milhares de pessoas, seja na TV ou no Sambão do Povo, e por isso merece destaque e atenção em todos os detalhes. Quem está em casa pode acompanhar as informações das escolas pela televisão ou até pela internet, mas e quem está no Sambão do Povo? Estes puderam recorrer ao roteiro dos desfiles, disponibilizados em toda a Avenida gratuitamente. A revista trouxe um guia completo das agremiações do grupo especial que desfilaram, na ordem de apresentação, incluindo o enredo, o samba, as cores e data de fundação da escola. Além de explicar ao público quem é o presidente, pesquisador, carnavalesco, diretor de carnaval e rainha de bateria da agremiação. Além disso, o guia trouxe a letra dos sambas-enredo, e um voo pela escola ala a ala, e uma breve apresentação das alegorias.

Entre coro de “É campeã”, lamento pelos imprevistos, rainhas exultantes e muita alegria na evolução, há uma unanimidade no Carnaval Capixaba de 2012 o Roteiro dos Desfiles. A publicação em sua 1ª edição, já tem seu lugar no Sambão do Povo e pode ser considerada como campeã na opinião do público, da imprensa e de quem faz o carnaval.

Durante os dois dias de desfiles, era visível a adoção do Roteiro dos Desfiles como a fonte de informações. Para o público, um algo a mais para aumentar a emoção, disponibilizando detalhes sobre cada ala, cada alegoria, sem perder a objetividade – com direito a curiosidades para o intervalo. Para as escolas, valorização do trabalho da escola e a certeza de maior interatividade com a platéia, que entende e pôde melhor apreciar o que via passar.

– A revista é boa porque ajuda a entender o desfile, aqui a pessoa pode ler o que vai ver e acompanhar melhor a escola. Isso ajuda porque muita gente que vem para cá não está muito por dentro do que as escolas vão apresentar – afirmou a atriz e produtora cultural carioca Geovana Pires.

– A revista explica bem e a gente já fica sabendo o que vem por aí e tem o samba também. Quem vem de longe e não conhece o samba pode acompanhar por aqui –
afirmou o estudante mineiro Cláudio Marins.

Com a distribuição bem sucedida em todos os setores, inclusive no entorno – nas proximidades da concentração – artistas, o pessoal dos bastidores, jornalistas, anônimos e radialistas circularam com o Roteiro dos Desfiles nas mãos, zerando o estoque e deixando claro que esse é um instrumento a serviço do Carnaval de Vitória que veio para ficar.

O idealizador do Roteiro dos Desfiles comemorou o sucesso do trabalho. – Cumprimos nosso objetivo que foi disponibilizar um exemplar pra cada folião. Ele funcionou como um instrumento a serviço do carnaval. Além disso, a própria imprensa utilizou os roteiros para transmitir o carnaval capixaba – explicou Marcos Roza.

O carnaval mal acabou e alguns espectadores já tem dicas para o ano que vem. – Esse guia é bem explicativo, mas acho que se tivesse os desenhos de algumas fantasias e dos carros ia ficar mais interessante – sugeriu a médica Andrea Carloni de Vila Velha.