Sabrina Sato prepara interação com ritmistas da Vila Isabel durante o desfile

Por Daniela Lima Safadi. Fotos: Vinicius Vasconcelos

Ela é rainha de bateria da Vila Isabel, musa da Gaviões, musa do Camarote Número 1 e está no carnaval há 14 anos. De quem estamos falando? Sabrina Sato! Apesar de ser veterana na folia, a japa não pensa em se aposentar tão cedo. Ela vai lançar neste sábado o #CarnavaldaSabrina, projeto multimídia, que registra os bastidores da sua maratona até a quarta-feira de cinzas. O lançamento oficial será durante a tradicional feijoada da Vila Isabel. Prestes a completar 37 anos, no próximo dia 04 de fevereiro, a rainha da Vila faz revelações sobre a vida, carreira e confessa que já pensou em se aposentar, mas que isso ficou no passado.

vilaisabel_ensaio2018-46– Desfilo há 14 anos. Estou há 11 como madrinha na Gaviões e oito na Vila. O carnaval está na minha raiz, na minha essência, eu nasci nessa época. Pulo o carnaval desde que era criança, lógico que numa proporção bem menor. Comecei lá em Penápolis, interior de São Paulo, num clube (risos) hoje participo da maior festa do mundo, que é o carnaval do Rio de Janeiro. O maior poder da mulher é provar pra todo mundo e para ela mesma que não existe idade pra ser feliz. A gente tem que parar com essa coisa, principalmente, a mulher, ter a idade certa pra isso, a idade certa pra aquilo… Nós merecemos reinar até quando a gente quiser, até quando o nosso coração bater forte. Eu me cobrava isso até um tempo atrás, se estava na hora de parar, de me aposentar. Mas agora como estou mais empoderada não penso nisso. Amo o carnaval, tanto, que não quero parar – revela a apresentadora.

vilaisabel_ensaio2018-48Ao invés de desacelerar, Sabrina Sato está acrescentando mais tarefas ao currículo de foliã. No próximo domingo, dia 28, será coroada rainha do Glam Gay, baile à fantasia idealizado por Milton Cunha e será enredo do bloco Varandão, organizado por torcedores da Vila Isabel. A japa ainda irá participar do Baile da Arara, que acontece na terça-feira de carnaval, no Rio. E, claro não vai deixar de passar pelo Baile do Copa e Baile da Vogue… Ufa! Os preparativos para tudo isso ficarão disponíveis no canal da Sabrina no YouTube.

– Vou pegar todos os materiais de carnaval e deixar disponível para os meus fãs. Meu carnaval não é agora, começa bem antes. Tem toda uma preparação, tem escolha de samba, ensaio na quadra, ensaio na rua. Tenho ensaio técnico da Gaviões em São Paulo, ensaio no Rio… Eu não paro – conta Sabrina, que pelo segundo ano consecutivo será musa do Camarote Nº1, a convite do idealizador José Victor Oliva.

vilaisabel_ensaio2018-38– Vou ser musa do Camarote Nº1 esse ano de novo. Fiquei muito feliz porque o José Victor Oliva disse que posso ser a musa até quando eu quiser. Fiquei emocionada. Ele até fez um post no Instagram dele. Fiquei toda boba. Até porque ele tem 25 anos de Sapucaí fez camarote da Brahma na época que tinha Giselle, Madonna, Jeniffer Lopez… Fui musa com ele na Brahma, aí depois ele fez o convite pro Nº1 e continuei – revela a rainha de bateria que passará por algo inédito em 2018, ser enredo de um bloco.

– Ah! Achei tão fofo! Não vou conseguir ir, mas vou mandar meus representantes (risos). Eles me mandaram uns sambas pra eu ouvir, achei muito legal, contam um pouquinho da minha história. Fiquei muito feliz porque é o carinho da comunidade comigo. Sou muito grata, me sinto muito bem aqui, me sinto como uma filha de Vila Isabel.

Noiva sim, recatada nunca!

vilaisabel_ensaio2018-42Recentemente, Sabrina Sato ficou noiva do ator Duda Nagle, mas contou que isso não mudará em nada seus planos para o carnaval. Ela continuará com as micro fantasias e curtindo todos os dias da folia, no Rio e em São Paulo.

– As pessoas sempre perguntam isso. Igual quando fui pra Record, todo mundo perguntou se eu ia apresentar o programa de roupa longa (risos). Não gente! Vocês me conheceram há 15 anos no BBB (Big Brother Basil) , tenho 14 anos de carnaval, na Gaviões e oito na Vila como rainha. A gente tem que se reinventar sim, mas sem perder a nossa essência. Não importa quem a gente conheça, o que aconteça na nossa vida – frisa a apresentadora que ainda não sabe se contará com a presença do amado nos dias de carnaval.

– O Duda é um carioca, que apesar da mãe dele ser a Leda Nagle, amiga de Bethânia, Alcione… De ter desfilado na Mangueira. Ele é uma pessoa que não liga muito pra carnaval, não curte, não mexe com ele, mas ano passado ele foi me assistir. Esse ano ainda não sei como vai ser. Mas ele me deixou muito à vontade. Eu vou nos outros dias porque quero ver todas as musas, as rainhas, as escolas… Quero ver tudo! Quero curtir o camarote, quero curtir a Avenida.

Sabrina quer ser mãe

A todo momento enquanto o ensaio na 28 de Setembro, rua principal de Vila Isabel, não começava, Sabrina parava pra falar com alguma criança, tirar foto com algum bebê. Ela literalmente está treinando para ser mãe. Durante bate-papo com o site CARNAVALESCO, a apresentadora contou que deseja muito engravidar e, que isso pode acontecer a qualquer momento.

vilaisabel_ensaio2018-39– O DIU (Dispositivo Intrauterino) já tirei, estou treinando… Quem sabe ele pode ser feito no carnaval? Ou quem sabe engravido até lá? Aí seria bom porque daria tempo de secar de novo até o próximo. Meu relógio biológico está batendo, vou fazer 37 agora, dia 04 de fevereiro… Apesar da médica ter falado que está tudo bem e de todos dizerem que ainda estou bem, acho que é bom a gente não correr muito esse risco. E, como quero ter muitos, vou ter que começar logo. Não sei se vai ser antes do casamento. Sei lá, vai ser tudo junto. Vou deixar acontecer, deixar fluir… Deixa na mão de Deus – disse a Japa, que mesmo se engravidar não deixará de desfilar.

– Mesmo grávida, claro, se eu tiver fôlego, vou desfilar sim! Se não conseguir venho andando de terninho, do lado da Dandara (princesa da bateria) – brincou.

vilaisabel_ensaio2018-43Preparação para 2018

Durante a apresentação da bateria de mestre Chuvisco, Sabrina e Dandara vão interagir com os ritmistas da Vila. No ensaio de rua elas fizeram parte da coreografia que será apresentada no dia. Sabrina irá desfilar no Sábado, em São Paulo, pela Gaviões da Fiel, e no domingo, no Rio, pela Vila Isabel, que será a terceira agremiação a passar pela Sapucaí.

– Já tive ensaio fechado com o mestre (Chuvisco). Essa semana, a Dandara me ligou e disse: ‘Vem ensaiar porque está difícil. As paradinhas estão difíceis’. Tem corridinhas, paradinhas e paradonas. Pedi pro mestre ensaio aberto, fechado, de tudo quanto é jeito, até o dia do desfile.