Saiba os detalhes da gravação da Grande Rio

Na tarde desta quarta-feira, na Cidade do Samba, foi a vez da Acadêmicos do Grande Rio iniciar a gravação da sua faixa no CD do Grupo Especial 2012. Presentes na lona de gravação, a bateria Invocada, comandada por mestre Ciça e o coro, com cerca de 100 pessoas, que cantaram com garra o valente samba de Edispuma, Licinho Jr, Foca e Marcelinho Santos. Destaque para a interpretação de Wantuir, que deu ainda mais vida à obra.

 

Durante a gravação houve um reunião entre a produção do álbum e os membros da Grande Rio. O andamento – fixado em 144bpm (batidas por minuto) – que seria gravado o samba era o tema do debate. Experiente em gravações, mestre Ciça explicou.

– O andamento foi aquele que a escola queria, é bom a gente frisar isso. Ficou bom. É o samba que a escola quis também. A questão do andamento foi debatida entre eu, o Wantuir, a direção de harmonia e a diretoria. É normal ter opiniões diferentes, mas chegamos a um denominador comum. O samba foi bem gravado e bateria foi firme.

Ciça ainda brincou. Apontado muitas vezes como o responsável pelo aceleramento das baterias nas últimas décadas, ele comentou.

– O andamento da Avenida vai ser esse aí do CD. Isso é uma luta minha. Quem diria, né. O Ciça brigando para botar a bateria pra trás. Pediram pro Ciça botar pra frente(risos). É até engraçado isso – disse, revelando ainda que as bossas feitas na gravação do serão ensaiadas para fazerem parte também do desfile, sem contar outras que ainda virão.

Quem também esteve presente na Cidade do Samba foi o presidente de honra, Jayder Soares, que tranquilizou os torcedores da escola quanto a vida financeira da Grande Rio

– Tá tudo tranquilo. Tivemos um prejuízo grande no último carnaval, mas a Grande Rio é uma escola forte. Estamos contando com a ajuda dos amigos e parceiros, além de buscarmos recursos para a escola também. Vamos fazer carnaval para ser campeão. Gostei bastante do andamento do samba. Por sermos a última a desfilar temos que vir com um samba guerreiro, pra frente.

Quem terá a responsabilidade de cantar a obra tricolor na Marquês de Sapucaí em 2012 é o intérprete Wantuir, que vai para o quarto carnaval seguido na Grande Rio. Ele também abordou o debate sobre o andamento adotado na gravação.

– Achei maravilhoso. Tudo é um consenso. O samba é empolgante, mais alegre. Não há como colocar um andamento mais pra trás. O mais importante é que ficou todo mundo feliz. Esse samba coloca em discussão algumas situações em que a pessoa se sente dentro dele. Não tenho dúvidas que será emocionante.

Com o enredo 'Eu acredito em você. E você?', desenvolvido e concebido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, a Grande Rio encerrará os desfiles do Grupo Especial de 2012, será a sexta a pisar na Sapucaí na segunda-feira de carnaval. 

Vale lembrar que um verso da segunda parte do samba mudou. Ao invés de 'Faço da vida um grande festival', mudou para 'Em Parintins um grande festival'.