Samba da Portela é eleito o melhor do Grupo Especial para 2012, segundo pesquisa do CARNAVALESCO

HISTÓRICO. Tem que ser tudo maiúsculo, o momento merece e a conquista ficará guardada na memória dos portelenses. O samba-enredo da Portela sobre a Bahia para o Carnaval de 2012 foi eleito o melhor do Grupo Especial, segundo pesquisa realizada pelo site CARNAVALESCO. Tendo como base a gravação oficial do CD da Liesa, nove jurados escolheram o samba da águia de Oswaldo Cruz e Madureira, que venceu com autoridade, ganhando todas notas máximas. Vale lembrar que os autores do samba da Portela para 2012 são: Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo. A segunda colocação ficou com a Vila Isabel e a terceira com a Imperatriz Leoldinense. A última colocação foi da Porto da Pedra.

* Clique aqui e confira todas notas da pesquisa

* Clique aqui e leia todas justificativas

– Acho que a grande vitória é ver o samba ser novamente protagonista no carnaval da Sapucaí. Há muito tempo as pessoas se lembram de um desfile pelas alegorias, pelo carnavalesco, as top models, os jogadores de futebol, as comissões de frente e o samba fica sempre em segundo plano. Sou de um tempo que quando saiam o disco das escolas de samba as pessoas já apontavam a campeã baseadas no samba que a escola tinha. Hoje se aponta uma escola favorita quando veem o barracão dela. O samba é a razão de ser de uma escola. A nossa grande vitória é essa: fazer do samba novamente o protagonista de um desfile – explicou Luis Carlos Máximo, um dos autores do samba. Aliás, você poderá conferir uma entrevista completa com ele na sexta-feira.

Participaram do corpo de jurados: Alberto João (editor do CARNAVALESCO), Luis Carlos Magalhães e Roberto Vilaronga (colunistas do CARNAVALESCO), Leonardo Bruno (jornal EXTRA e EXPRESSO), Raphael Azevedo (jornal O DIA), Aydano André Motta (O GLOBO), Eugênio Leal (Rádio Tupi e colunista do CARNAVALESCO) e os jornalistas Fred Soares e Fábio Fabato (site Galeria do Samba). Pelo regulamento da pesquisa, os jurados tinham a possibilidade de usarem notas de 9 a 10, incluindo os décimos, ou seja, 9; 9,1; 9,2; 9,3; 9,4; 9,5; 9,6; 9,7; 9,8; 9,9 e 10. Como na pesquisa para o Carnaval 2011, quando a Mangueira foi a vencedora, o clima foi de muita vibração e emoção pela vitória na pesquisa. A festa da vitória foi realizada na Cidade do Samba e o site CARNAVALESCO preparou um grande material para celebrar a conquista.

– Esse samba é o nosso xodózinho. Nunca vi essa comoção. Desde 1968 estou na escola e isso é inédito. Inclusive pessoas de outros estados estão se interessando para vir desfilar na Portela. Todo mundo gosta desse samba. Até aqueles que são apontados como grandes conhecedores o apontam como o melhor do carnaval. Um bom samba é grande parte do caminho percorrido para um grande desfile e a comunidade portelense vai dar a resposta. Não é a toa que estamos tirando notas máximas em harmonia há alguns anos – disse o presidente Nilo Figueiredo, em entrevista para o site CARNAVALESCO.

* Vídeo: Presidente da Portela festeja vitória na enquete e 'sobe o pelô' com o samba

Junior Escafura, integrante da direção da Portela, reconhece a importância da vitória do samba na enquete do site. – Essa conquista representa muito. A escola está bastante feliz com o momento vivido. Sem dúvida é mais uma motivação para chegar na Avenida e fazer esse samba acontecer. Vamos buscar esse título. O presidente falou num ensaio de rua para toda a comunidade que a nossa responsabilidade é dobrada, até porque a cobrança será maior. Todos enaltecem, com muita razão, o nosso samba e o carnaval precisa ser melhor. Os carros e as fantasias precisam estar mais bonitos para que a escola chegue na Avenida e tudo seja uma grande festa.

O intérprete Gilsinho ressaltou a qualidade do samba portelense. – É muito legal saber disso (vitória na enquete), mostra a qualidade da escola e a qualidade do samba. Esse ano nós queremos fazer um grande carnaval e as coisas tem dado muito certo até aqui. Os nossos ensaios de rua são a prova de como o samba foi abraçado, o rendimento dele vem sendo excelente. A aceitação dele é impressionante. Desde que cheguei na Portela nunca vi isso acontecer.

O cantor ainda comentou sua missão no Carnaval de 2012: – A responsabilidade de cantar esse samba vai ser muito grande, mas sempre encarei todos os sambas que cantei na minha carreira da mesma forma. A responsabilidade e a dedicação são as mesmas. Gosto de me divertir quando estou na Avenida cantando, mas o profissionalismo vem primeiro. Nós somos a Portela.

Confira o ranking da enquete:

1 – Portela: 90 pontos
2 – Vila Isabel: 89,2 pontos
3 – Imperatriz: 87,3 pontos
4 – Salgueiro e Mocidade: 86,9 pontos
6 – Beija-Flor e Tijuca: 86,7 pontos
8 – Mangueira: 86,5 pontos
9 – São Clemente: 85,9 pontos
10 – União da Ilha: 84,7 pontos
11 – Renascer de Jacarepaguá: 84,2 pontos
12 – Grande Rio: 83,8 pontos
13 – Porto da Pedra: 83,2 pontos

Qual sua opinião sobre o resultado?