Samba digno de Grupo Especial será a trilha sonora do Império da Tijuca em 2013

 

A quadra da Unidos da Tijuca recebeu os integrantes do Império da Tijuca na noite de sábado para a final do samba-enredo que representará a escola em 2013. Cinco parcerias chegaram à última etapa confiantes, mas a vitória foi de um dos sambas favoritos dos torcedores da Verde e Branco do Morro da Formiga. Com um samba digno de Grupo Especial, a parceria de Samir Trindade, Serginho Aguiar, Araújo, Alexandre e Tião Pinheiro venceu a disputa e a obra do grupo será o hino oficial o Império da Tijuca no Grupo A do próximo ano.


* Ouça aqui o samba do Império da Tijuca para o Carnaval 2013

– A ficha ainda não caiu! Esse enredo do Império em 2013 é muito especial e ter a sua composição como a música que vai representar essa homenagem tão bonita que a escola vai fazer é motivo de uma grande honra – contou Samir, que ganhou uma disputa de samba-enredo no Império da Tijuca pela primeira vez.


* Vídeo: veja aqui o anúncio do samba campeão do Império da Tijuca

Tião Pinheiro foi mais um a ter seu samba como vencedor na escola tijucana pela primeira vez. Visivelmente emocionado, ele falou sobre a vitória alcançada. – Tenho profunda paixão por essa escola e sua história. Guardo o Império da Tijuca no meu coração e, por isso mesmo, estou mais do que feliz.


* Veja aqui fotos da final

Tenho, com muita humildade, um orgulho enorme dessa vitoria que não é só minha, mas de toda a parceria e dos próprios torcedores.

Apresentações dos finalistas

A parceria de Fabão foi a primeira a subir no palco. Conduzidos muito bem por Wander Pires, os torcedores da parceria estavam muito animados e fizeram festa durante toda a apresentação, principalmente quando precisaram levar o samba enquanto a bateria parou. A parceria ainda contava com alguns simpatizantes até mesmo nos camarotes, mas que pouco sabiam a letra do samba

Logo após foi a vez da parceria de Fernandão se apresentar. O samba não era um dos favoritos da noite, mas ganhou força aos poucos durante a apresentação. A torcida bem que estava animada, com muita gritaria e agitação, mas sem cantar a letra completa do samba.

A terceira apresentação da noite foi a da parceria de Jota. Com uma bela letra e ótima melodia, os 30 minutos do palco passaram rápido. A parceria contava com diversos simpatizantes espalhados por toda a quadra. Já a torcida, quando precisou cantar o samba sozinha, demonstrou segurança e vontade.

Depois, foi a vez da parceria de PC. A apresentação acabou criando um contraste com a anterior, uma vez que teve efeito quase nulo na quadra. Os torcedores presentes estavam bastante empolgados no início da performance, mas a visível animação nos primeiros minutos foi caindo durante a apresentação.

Por fim, a parceria de Samir Trindade encerrou as apresentações dos finalistas em grande estilo. Com um samba forte e extenso, que segue de maneira muito fiel a sinopse do enredo, os vencedores da noite tiveram ajuda de uma torcida empolgada, que contou até mesmo com dançarinos, e torcedores espalhados por todos os cantas da quadra, que cantavam boa parte do samba e, principalmente, o simples e marcante refrão.

Presidente

Em entrevista ao CARNAVALESCO, o presidente do Império da Tijuca, Tê afirmou que, para ele, o samba é 80% do desempenho da escola na avenida. – Com um bom samba, temos tudo pra ter um bom desfile. Se o samba for mal escolhido, a escola, como um todo, se prejudica. Mas ficamos com 5 sambas maravilhosos na final e qualquer um que vencesse nos iria ajudar a disputar o titulo – afirmou.

O presidente ainda disse que o trabalho visando 2013 está sendo bem feito. – Planejamos estar com todas as alas prontas até novembro. Já o Barração está funcionando a todo vapor – disse Tê, revelando que, até o momento, já foram gastos algo em torno de R$ 800 mil.

Carnavalesco

Juninho Pernambucano contou como estão os trabalhos de confecção das fantasias. – Estamos com algumas alas prontas na quadra. O barracão tá desenvolvendo tudo certo, tudo dentro do prazo, da maneira que eu planejei. Tanto o público quanto a torcida podem esperar, porque nosso desfile vai ser um desfile com garra e muita emoção.

Diretor de Carnaval

João Luis, diretor de carnaval, também falou da eficiência da escolas, na preparação para o carnaval. – Em 2013, o carnaval será mais cedo e, por isso, nos programamos para não correr nenhum tipo de atraso e tudo o que está feito no momento, está dentro do nosso cronograma – disse um dos diretores de carnaval de escola, revelando que 500 pessoas da comunidade ganharão fantasias e serão divididas entre 6 alas da comunidade. – Tenho certeza de que isso será um diferencial na Sapucaí no dia do nosso desfile – concluiu João, lembrando que o ensaio técnico da escola acontecerá em janeiro de 2013, no dia 16.

Mestre de bateria

O mestre Capoeira não deixou de valorizar o trabalho feito pelos compositores. – O samba-enredo é um quesito que carrega quase todos os outros junto. Então, ele é extremamente importante pra escola, e acredito que o samba campeão tem tudo pra dar certo conosco.

Para concluir, ele disse que as bossas e paradinhas só começarão a ser elaboradas a partir de agora, com o samba-enredo definido, e que o público pode esperar por uma bateria mais forte e marcante no próximo carnaval.

Intérprete

Pixulé também falou da importância do samba no desfile e definiu brevemente os finalistas da noite. – O samba-enredo, pra mim, representa 50% de um desfile. Acredito que, quando a escola opta por um bom samba, as chances do desfile também ser bom aumentam muito. E, como todos os finalistas da noite tinham composições maravilhosas, qualquer um dos 5 sambas nos representariam bem na Sapucaí.

Porta-Bandeira

Jaçanã revelou que, até o momento, os ensaios com Peixinho estão sendo poucos, mas que, a partir do momento em que se conhece a música oficial, o trabalho fica intenso. – Até agora estamos um pouco devagar. Mas, agora, já sabendo o samba enredo de 2013. Precisamos pegar cada vez mais entrosamento. O carnaval já está em cima e vamos nos dedicar ensaiando de três a quatro vezes por semana até lá.

A primeira porta-bandeira da escola da Tijuca revelou, por fim, que a fantasia do casal já está sendo confeccionada. – Mas, infelizmente, ainda não posso dizer o que vamos representar no desfile.

 

Comente: