Sempre o Carnaval

0 Flares 0 Flares ×

Confesso que até esta semana, quando ele foi anunciado como enredo Renascer de Jacarepaguá, eu nunca tinha ouvido falar de Romero Britto. Podem me chamar de ignorante, mas acredito que não era o único. Pesquisando, identifiquei sua arte como algo familiar a meus olhos – mas o nome do artista é completamente novo.

Não é a primeira vez que o carnaval diminui minha ignorância em relação a aspectos históricos e culturais. Aprendi muito mais da história do Brasil com as escolas de samba do que com os livros de colégio. Conheci muito mais da nossa cultura através dos enredos. Histórias que a história não conta, personagens que a mídia esqueceu… um Brasil que muitos não conhecem.

Cabe lembrar, entretanto, que nem todo enredo histórico revela novidades e nem toda homenagem a artista revela um trabalho novo. Pelo contrário! O carnaval precisa, urgentemente, de uma “revigorada” em seus temas. Alguns temas são tão repetidos que viraram lugar comum.

Ninguém agüenta mais ver índios, portugueses e escravos! E os enredos “volta ao mundo” que sempre terminam no carnaval? Egito, Grécia e Roma antiga então… até os orixás, com todo respeito que merecem, já devem estar cansados de passar na avenida!

Sempre que surge um tema diferente tem gente que grita: não dá enredo. Isso porque não possibilita o uso das imagens tradicionais das escolas de samba. A Mangueira sofreu isso com a homenagem a Nelson Cavaquinho e mostrou que pode usar outros símbolos diferentes para contar sua história.

O carnaval precisa de inovação. Não é só o carnaval, aliás. O tempo não para e quem perde o bonde da história fica no passado. Chega de preguiça, gente! Vamos pensar coisas novas!

Os enredos para 2012 estão mais culturais, ao que perece, mas é preciso que sejam desenvolvidos com mais ousadia!

CASA NOVA

Nosso “Carnavalesco” mudou de endereço, mas continua o mesmo – a referência na cobertura do carnaval carioca. Continue com a gente!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×