Site CARNAVALESCO está presente no Carnaval do Rio de Janeiro em San Luis

O “Carnaval do Rio de Janeiro em San Luis”, província do centro-oeste argentino, localizada a 800 km de Buenos Aires, receberá pela primeira vez um contingente tão numeroso de sambistas brasileiros. Serão dois mil componentes, oriundos de todas as escolas de samba do Grupo Especial e de Acesso do carnaval carioca, que formarão duas escolas de samba que se apresentarão nas noites de 9 e 10 de março. O site CARNAVALESCO estará presente e vai trazer todas informações do evento de quarta a domingo.

A grandiosidade da produção é tanta que, para receber o desfile, San Luis adaptou parte do autódromo da província, na localidade de Potrero de Los Funes, a 20 km da capital, criando um “sambódromo” de um quilômetro de extensão, com capacidade para 16 mil espectadores por dia.

O desfile carnavalesco será nos mesmos moldes da Marquês de Sapucaí, e para abrilhantar o espetáculo, foram convidadas as baterias da Vila Isabel e da Porto da Pedra, que terão como rainhas Viviane Araújo e Quitéria Chagas, respectivamente. Também irão baianas, passistas, intérpretes e componentes de diversas alas que desfilaram no carnaval carioca.

Em 2012, ano do terceiro desfile consecutivo, a principal novidade é a estreia de uma escola de samba argentina. Para formá-la, artesãos brasileiros que confeccionam fantasias na Cidade do Samba e decoram alegorias, foram a San Luis dar um treinamento para artesãs locais. Além disso, os sambistas argentinos tiveram aulas de samba no pé com professores de grandes escolas de samba do carnaval carioca, como Nilce Fran, Rainha das passistas da Portela, e ainda puderam conhecer, em um tour pela Cidade do Samba, em fevereiro, todos os preparativos de uma grande escola de samba.

San Luis está localizada no centro-oeste da Argentina e faz divisa ao norte com a província de La Rioja, ao leste com Córdoba, ao sul com La Pampa, ao oeste com Mendonza e ao noroeste com San Juan. Fica 794 km distante de Buenos Aires e a 616 km de Santiago do Chile. O clima é, em geral, continental seco, com temperatura média anual de 17ºC e, no verão, de 23ºC. San Luis possui microclima especial e atrações variadas, que vão desde um circuito pelas vilas de verão, até o original roteiro de turismo de minérios, passando por salinas, águas termais e as indescritíveis paisagens e atividades da região serrana.