Site CARNAVALESCO faz a cobertura jornalística do 2º Congresso Nacional do Samba. Participe!

Começou a contagem regressiva para o 2º Congresso Nacional do Samba. Acadêmicos, artistas, jornalistas e amantes do samba e do Carnaval passarão dois dias reunidos em mesas-redondas e debates que têm como objetivo rever e atualizar a Carta do Samba. Os encontros acontecem nos dias 1º e 2 de dezembro, no Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio. O site CARNAVALESCO é parceiro do evento e vai fazer a cobertura jornalística integral de todos os debates. Além disso, a web rádio Tupi Carnaval Total vai transmitir ao vivo e você pode aqui a retransmissão completa.

Escrita em 1962 por uma comissão de artistas e intelectuais, a Carta do Samba atribuiu originalmente uma série de direções para o ritmo e as manifestações populares que o cercavam. A intenção, desta vez, é fazer uma releitura do documento, através de temas que estão cada vez mais presentes no cotidiano da população. São eles: O Samba e suas performances; Samba, Carnaval e Direitos Autorais; Samba, Economia criativa do Carnaval e Globalização; Samba e Territorialidade; A diversidade do samba e o patrimônio Cultural imaterial; Samba, Carnaval e redes sociais.

Vale ressaltar que a abertura oficial do congresso acontece no dia 30 de novembro, às 18h, em uma cerimônia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no Centro. Na ocasião, serão feitas homenagens aos remanescentes do evento da década de 60 – Sérgio Cabral; José Ramos Tinhorão; Haroldo Costa – e ao redator da carta, Edison Carneiro (em memória).

As pessoas que desejam acompanhar os debates no Museu da República podem se inscrever gratuitamente através do site www.unirio.br/portaldocarnaval. Basta clicar no botão "Inscrições" e preencher a solicitação.

2º Congresso Nacional do Samba

Abertura: 30 de novembro
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº

Debates e mesas-redondas

Dias: 1º e 2 de dezembro
Horários: 9 às 15h (sábado); 10 às 13h (domingo)
Local: Museu da República
Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete
Inscrições: www.unirio.br/portaldocarnaval (clicar em "Inscrições")