“Só Alegria Vai Contagiar Neste Carnaval” irá prevenir e educar sobre as DSTs

 

A cada carnaval na Sapucaí, a prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) dá o ar da graça.

O projeto "Só Alegria Vai Contagiar Neste Carnaval" prevê distribuir mais de 800 mil preservativos ao público. A iniciativa que está completando 22 anos, foi idealizado por Márcio Tadeu Francisco, que é coordenador do curso de enfermagem na Universidade Veiga de Almeida, com o objetivo de prevenir e educar a população sobre as DSTs e a AIDS e suas consequências. A meta de distribuir 800 mil camisinhas nos dias do carnaval. Mas se engana que a prevenção é só nos 4 dias de folia. Segundo Márcio, campanha acontece o ano todo, e é reforçada no mês de janeiro, quando acontece os ensaios técnicos. Além do sambódromo, a distribuição de materiais educativos e preservativos também aontecem nas quadras das escolas de samba, nos barracões da Cidade do Samba e no Terreirão do Samba.

Ao todo, são 80 pessoas que trabalham como agentes multiplicadores do projeto. Entre elas, estão pessoas das comunidades da Mangueira e do Morro dos Macacos, alunos da Universidade Veiga de Almeida e da UERJ, além de funcionários de órgãos do estado. Todos devidamente capacitados para participarem do projeto. E durante os dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, os agentes que irão atuar na Marquês de Sapucaí vão entregar à população um questionário, com perguntas sobre conhecimento de doenças sexualmente transmissíveis, formas de infecção e comportamento sexual.

– Todo ano fazemos uma pesquisa sobre com a população sobre os assuntos discutidos pela campanha. Ano passado, 3800 pessoas participaram e esse ano a quantidade deve ser a mesma para fazer o comparativo. – prevê Márcio.


Comente: