Três jurados tiraram 0,4 décimos da Grande Rio pela última alegoria que não foi apresentada no desfile

carro_quebrado_grioTrês jurados revelaram em suas justificativas que tiraram décimos da Grande Rio devido a ausência do carro seis, que não desfilou por ter quebrado na área de concentração. No total, a escola de Caxias perdeu 0,4 décimos pelo problema com o carro alegórico. A Grande Rio acabou rebaixada no Grupo Especial, mas na semana passada foi beneficiada, em reunião plenária na sede da Liesa, que teve o apoio das escolas de samba, exceto Mangueira e Portela, e o seu rebaixamento e do Império Serrano foram cancelados.

O jurado Soter Bendes, que estava no primeiro módulo de julgamento, tirou 0,1 décimo da Grande Rio e alegou que o entendimento do enredo ficou prejudicado pela ausência da última alegoria que representava o Recife. O julgador Madson Oliveira, que estava no módulo três, tirou 0,2 décimos também pelo problema na alegoria da escola de Duque de Caxias. Teresa Piva, que estava no quarto módulo, tirou 0,1 décimo da Grande Rio e também sinalizou que a falta da última alegoria prejudicou o entendimento do enredo. A jurada Rebeca Kaizer descontou décimos da Grande Rio no quesito Alegorias e Adereços, mas não citou nenhuma problema com o último carro.

De acordo com o Manual do Julgador da Liesa, o julgamento do quesito Alegorias e Adereços envolve “Concepção: a concepção e a adequação das Alegorias e dos Adereços ao Enredo que devem cumprir a função de representar as diversas partes do conteúdo desse Enredo e a criatividade, mas devendo, necessariamente, possuir significado dentro do Enredo” e a “Realização: a impressão causada pelas formas e pelo entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores; os acabamentos e cuidados na confecção e decoração, no que se refere ao resultado visual, inclusive das partes traseiras e geradores; que os “destaques” e “figuras de composição”, com suas respectivas fantasias, devem ser julgados como partes integrantes e complementares das Alegorias).