União da Ilha faz grande festa para reinaugurar sua quadra

“A União voltou”, mas agora para sua quadra na Estrada do Galeão. Depois de mais de um ano fechada para obras, a agremiação pôde enfim retornar a sua morada, repaginada e novinha em folha. Foi com uma grande festa que a escola insulana abriu as portas à comunidade na tarde deste domingo, com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

 

* Clique aqui e veja fotos da reinauguração da quadra da União da Ilha

A quadra foi aberta ao público às 14h. Pouco a pouco, as pessoas chegavam e, logo na entrada, uma superstição: entraram com o pé direito. Quem chegava na quadra já sentia a diferença, com ar condicionado, camarotes superiores e inferiores, palco montado no fundo, bares em pontos estratégicos, banheiros acessíveis, câmeras de segurança dentro e fora e, o mais importante na visão dos diretores da agremiação, a acústica.

O presidente da agremiação, Ney Filardi, conversou com o CARNAVALESCO sobre a nova casa:

– A acústica era nosso grande problema. As pessoas têm o direito de dormir, todo mundo trabalha. E não gostamos de incomodar ninguém. Agradeço muito aqui aos nossos vizinhos, que aguentaram durante anos, e peço-lhes desculpa, mas graças a Deus esse problema acabou.

Quando Paes chegou, começou a festa de verdade. Todos foram chamados para fora da quadra, onde uma fita de inauguração foi esticada para que o prefeito, como protocolo, cortasse. E, juntamente com a reinauguração, um busto em homenagem a Haroldo Melodia, intérprete mais famoso da escola, também foi construído na porta principal da nova quadra. Muito emocionado, Ito Melodia, cantor atual da Ilha e filho de Haroldo, proferiu algumas palavras em homenagem ao seu pai.

 

Familiares do intérprete também estiveram presentes. O prefeito cantou sambas históricos da agremiação, e em seguida todos retornaram para a parte interna da quadra, onde Paes era aguardado no palco.

Um padre também foi chamado para dar a bênção ao novo local. Depois de toda a festa, Eduardo Paes conversou com o CARNAVALESCO e falou sobre a próxima quadra a ser inaugurada e ensaios técnicos:

– A próxima escola será a Portela. Definimos que vamos inaugurá-la no dia 4 de fevereiro. Já os ensaios vão começar no dia 8 de janeiro, como já foi divulgado. O novo Sambódromo só reabrirá na última semana antes do carnaval, no dia 11 de fevereiro.

Ao ser questionado sobre uma possível homenagem a Joãosinho Trinta, conforme campanha promovida pelo site CARNAVALESCO, na qual a Cidade do Samba passaria
a incorporar o nome do carnavalesco, Paes gostou da ideia e prometeu pensar sobre o assunto:

– Vamos ver de que maneira podemos prestar uma homenagem a esse grande carnavalesco. Isso é uma ideia, vamos ver.

O secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Melo, esteve presente ao local e também conversou com o CARNAVALESCO sobre o resultado da nova quadra:

– Está muito bonita realmente. Até por curiosidade dei um pulo na rua para saber se o som estava vazando e, para minha alegria, não estava. Não ouvir um ruído do lado de fora é um golaço. As escolas de samba merecem isso. Uma a uma, a Prefeitura dar às escolas esse presente.

Sobre uma possível homenagem ao carnavalesco, Antônio Pedro afirmou que as conversas já estão se encaminhando:

– Estamos conversando com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) e vamos bolar alguma coisa. Não sei o que pode ser ainda. Mas iremos fazer. Ele merece, foi um grande inovador do carnaval.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de colocar o nome do carnavalesco na Cidade do Samba, o Secretário sorriu e deixou a pergunta em aberto:

– Nós vamos falar na hora certa (risos).

O investimento na reforma da quadra da União da Ilha foi de R$ 6,3 milhões. A agremiação já começará a utilizar o espaço para a realização dos seus ensaios a partir do primeiro sábado de janeiro.

 

 

Comente no espaço abaixo: