Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval 2012

O bi é de Paulo Barros. Com o enredo sobre Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca conquistou o título do Grupo Especial no Carnaval 2012. O Salgueiro ficou com o vice-campeonato. Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá caíram para o Grupo de Acesso. Completam o sábado das campeãs, a Vila Isabel, Grande Rio, Beija-Flor e Portela.
 

* Veja galeria de fotos do desfile da Unidos da Tijuca

* Veja aqui como foi o desfile da Unidos da Tijuca


A apuração do Grupo Especial, mais uma vez, contou com notas polêmicas. A São Clemente e a União da Ilha, que fizeram belas apresentações foram massacradas pelos jurados. A apuração começou com a Beija-Flor perdendo 0,1 por não ter apresentado a comissão de frente em ao setor 3 das arquibancadas. O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, disse que recebeu uma carta da escola pedindo de desculpa e informando o que aconteceu no momento. Segundo a escola houve um problema com o tripé da comissão de frente.
 

Luiz Gonzaga ao estilo de Paulo Barros

Não foi a catarse coletiva vista no desfiles de 2010 e 2011, mas o desfile da Unidos da Tijuca mostrou mais uma vez o porquê de sempre estar na disputa por títulos nos últimos três carnavais. A integração entre os diversos segmentos da escola dentro da mesma concepção artística é impressionante e o conjunto tijucano foi o mais forte de seu desfile, praticamente perfeito tecnicamente. O esperado trabalho de Paulo Barros sobre o Rei do Baião que, em suas mãos virou o Rei do Sertão, Luiz Gonzaga, mostrou um lado do carnavalesco mais preocupado com a riqueza de detalhes nas fantasias e alegorias e usando menos os conhecidos efeitos nas alegorias. A comissão de frente provocou mais uma vez o delírio do público com a manutenção da mesma criatividade que consagrou o grupo nos últimos dois anos.
 

Comente: