Unidos das Vargens traz belo conjunto de fantasias e faz desfile surpreendente

Por Luis Felipe Aragão. Fotos: Magaiver Fernandes

vargens_desfile_2018_15A Unidos das Vargens fez um desfile seguro surpreendendo a todos presentes na Intendente Magalhães. Destaque positivo para o conjunto de fantasias que a escola trouxe para avenida fugindo do padrão apresentado na Série B.

Comissão de Frente

A proposta foi bem executada. Os orixás odé e oxum se unem para fazer renascer a paz e esperança. A comissão estava bem ensaiada, os dois orixás muito bem caracterizados, o único pecado foi nos objetos que odé carregava nas mãos. Eram pequenos demais e quase não dava para identificar o que representavam.

Fantasias e Alegoria

Impressionante a qualidade do início da escola. Foi interessante ver a riqueza de detalhes de cada ala fantasiada. Todas completas. O destaque ficou para a ala das baianas, todas de branco com detalhes dourado. Nas costas um laço dourado finalizava a bonita fantasia da tradicional ala. Todas alegorias e o tripé estavam bem feitos e com bons acabamentos. Destaque para primeira alegoria que era predominante dourado com detalhes em azul. Possuía sete pessoas no carro sendo um destaque como oxum.

vargens_desfile_2018_10Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Com roupas predominantes douradas em tonalidades diferentes de amarelo ouro pela fantasia, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Luan Mackenzie e Marcelle Oliveira teve falta de sintonia na hora da dança. No momento que o casal foi apresentar o pavilhão aos jurados, nos módulos um e dois, o mestre-sala deixou escapar a bandeira.

Evolução e Harmonia

A escola evoluiu de forma cadenciada e compacta, sem deixar buracos. Apesar de algumas alas com poucos integrantes, elas não se misturavam e tinha uma organização impecável. Quase toda escola brincou e cantou de forma animada o samba durante todo o desfile. Algumas alas não correspondiam ao restante da escola. Quando cantavam, não brincavam carnaval e quando brincavam esqueciam do samba. Um exemplo é a ala que vinha a frente da bateria, não cantou, ficaram empolgados devido a proximidade com o ritmo, mas deixavam a desejar no canto.

vargens_desfile_2018_39Enredo e Alegorias

A escola se propôs a trazer uma mensagem de tolerância, saber respeitar o próximo e que somente com amor faremos um mundo melhor. Teve êxito nesse quesito. A historia da união dos orixás para ajudar a humanidade a encontrar a paz foi bem executada, permitindo uma boa leitura do enredo. O samba não era fácil e possuía várias expressões de louvação aos orixás. Entretanto ele funcionou para o desfile, principalmente, o primeiro refrão que levantada a escola. Bom desempenho do carro de som e do intérprete Léo Guimarães ajudaram a escola se animar e cantar ao samba.