Unidos de Bangu confirma ascensão, conquista Grupo B e desfila na Sapucaí em 2015

 

 

Festa em Bangu! A tradicional vermelho e branco da Zona Oeste, que recentemente desenrolou a sua bandeira, conquistou o Grupo B e garantiu o direito de desfilar na Marquês de Sapucaí no ano que vem. A escola foi a vice-campeã do Grupo C em 2013 e em pouco mais de um ano saiu do ostracismo para o principal palco do carnaval carioca. A Unidos do Cabuçu foi a vice-campeã. Unidos de Lucas, Unidos de Vila Kennedy e Império Rubro-Negro caíram para o Grupo C.

Eufórico depois da vitória o presidente da Unidos de Bangu, Rafael Marçal, conversou com o CARNAVALESCO e comemorou muito o título. – É muita emoção, a ficha ainda não caiu. Desfilar entre as maiores escolas é a realização de um sonho, disse o presidente que ainda disse não ter nenhuma ideia do possível enredo para 2015.

Apuração eletrizante do começo ao fim

Desde a abertura das primeiras notas Unidos do Cabuçu e Unidos de Bangu, que curiosamente desfilaram no Grupo C em 2013, tomaram a dianteira e deixaram claro que a disputa seria entre Lins de Vasconcelos e Bangu. Até o quesito Fantasias chegaram rigorosamente empatadas. A partir das notas de Alegorias e Adereços, Bangu passou à frente, mas no quesito seguinte a Cabuçu voltou a empatar. A partir das notas de Evolução a vermelho e branco não perdeu mais a ponta.

As notas de bateria causaram revolta no presidente da Unidos do Cabuçu, Carlos Alberto Vieira, o Caju. – Achei as notas muito injustas com a gente. Mas fazer o quê? São eles que mandam, temos de aceitar, disse. Bateria foi o último quesito a ter as notas lidas. Enquanto a Unidos de Bangu garantiu os 30 pontos, a Cabuçu só tirou uma nota 10, perdendo 4 décimos no quesito.

Com muitos problemas desde o pré-carnaval a nova Império Rubro-Negro recebeu as notas mais pesadas do juri e foi rebaixada para o Grupo C. A escola se apresentou sem alegorias e outras obrigatoriedades e iniciou a apuração perdendo 8,5 pontos. Foi uma enxurrada de notas 9, as mais baixas possíveis. Apenas 8 jurados não deram a nota mínima para a escola, que teve a menor pontuação possível em seis dos dez quesitos.

Confira a classificação final do Grupo B:

1- Unidos de Bangu (sobe para a Série A em 2015)
2- Unidos do Cabuçu
3- Favo de Acari
4- Engenho da Rainha
5- Acadêmicos do Sossego
6- Sereno de Campo Grande
7- Arranco do Engenho de Dentro
8- Unidos do Jacarezinho
9- Unidos de Vila Santa Tereza
10- Unidos da Ponte
11 – Unidos de Lucas (rebaixada para o Grupo C em 2015)
12 – Unidos de Vila Kennedy (rebaixada para o Grupo C em 2015)
13 – Império Rubro-Negro (rebaixada para o Grupo C em 2015)  

Comente: