Unidos de Padre Miguel falará da arte no Carnaval 2012

No palco do encontro de várias manifestações de artes, a Unidos de Padre Miguel levará a arte propriamente dita para a Marquês de Sapucaí em 2012. Tentando voltar ao Grupo de Acesso A, onde esteve pela última vez em 2010, a escola da Vila Vintém apostará na originalidade do tema desenvolvido por uma comissão de carnaval, composta por Reyla Ravache, Wallacy Vinicyos e Wilsinho Mendes.

Wallacy conversou com o CARNAVALESCO e explicou como o trio pretende desenvolver o enredo 'Arte – um universo fascinante' .

Vamos falar de arte em si. Não vamos falar dos criadores, apenas na comissão de frente, que virá fantasiada de primata, para representar a origem do homem. Falaremos das esculturas, da arquitetura, da pintura, da música, do teatro, do cinema. Vamos mostrar também o desenvolvimento das artes ao longo do tempo.

Mesmo, a princípio, sem patrocínio, o carnavalesco revela que a aposta da agremiação da Zona Oeste será na capacidade do profissional.

Ainda estamos procurando algumas empresas em busca de apoio financeiro para fazer o carnaval, mas acho que isso não é o mais importante. O nosso enredo é grandioso. Serviria muito bem para o Grupo Especial. Além do mais, vamos investir na capacidade profissional de cada um dentro da escola. Algumas escolas como Salgueiro, Imperatriz e Mocidade nos cederam material e vamos fazer um trabalho de qualidade para reaproveitá-lo – afirmou Wallacy.

Além da mudança na comissão de carnaval, a Unidos de Padre Miguel terá também um novo nome para comandar a sua bateria no Carnaval 2012. Mestre Dudu, que foi para a Mocidade Independente, dá lugar para mestre Dinho, que nos últimos dois anos comandou a bateria do Acadêmicos do Sossego. Antes da Sossego, Dinho já havia sido mestre de bateria do Acadêmicos do Cubango em 2006.

Belo reinaugura quadra da Unidos

Neste sábado a Unidos de Padre Miguel irá inaugurar a mais nova conjuntura de sua quadra de ensaios. Com ampliação do setor de camarotes e nova decoração, a Vermelho e Branco da Vila Vintém receberá o cantor Belo, a partir das 23h. A quadra da escola fica na rua Mesquita, 08, Padre Miguel.

Confira a sinopse da Unidos de Padre Miguel

ARTE – UM UNIVERSO FASCINANTE.

A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, a fotografia, o teatro, a dança, a arquitetura, a literatura, a pintura, passando pelos gregos arcaicos, pelas leis romanas na arte, pelo  poder mágico da arte e todos os "ismos" que se seguiram , ingressando na virtualidade da nossa época, debatendo-se com a globalização, a verdadeira arte jamais se escravizará a códigos e será sempre inovadora e capaz de falar do seu tempo.
 
Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista preciso da arte e da técnica para se comunicar.

O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

 A arte é uma expressão do sentir humano transformado em símbolos, não convencionais, que não necessariamente precisarão levar o observador a significados conceituais, pois, antes de qualquer coisa, a arte deve ser sentida e não pensada.
Encontraremos arte desde a humanidade remota até nossos dias e, certamente, a encontraremos amanhã, pela simples necessidade de expressão artística, em todos os climas, em todas as geografias e em todas as idades.
Naturalmente fatores históricos e sociais modelam os tipos de arte, porém, desde a arte pura do homem paleolítico, um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita, a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista  pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem.
A arte, nos seus mais diversos tipos de expressão transgredirá o estilo preponderante de cada época e falará ao sentimento humano ainda que este se encontre vazio e sem forma

O produzir artístico nasce de uma observação apurada que tanto pode ser dirigida para os aspectos externos quanto internos de algum fator, guiada pelos conceitos de beleza que se formaram da vivência do artista. Sendo assim, ao fazer ARTE o artista não pensa, o artista sente. Pensar seria a barreira entre a observação e a ilusão.


“Toda a arte é expressão de qualquer fenômeno psíquico. A arte, portanto, consiste na adequação, tão exata quanto caiba na competência artística do autor, da expressão à coisa que quer exprimir. De onde se deduz que todos os estilos são admissíveis, e que não há estilo simples nem complexo, nem estilo estranho nem vulgar.”
Fernando pessoa


JUSTIFICATIVA:

A Arte faz parte da cultura do homem desde tempo mais antigo até a época atual. A arte é uma forma de ver, sentir, ouvir, pensar é capaz de conectá-lo ao seu íntimo, seus desejos, medos, tristezas, alegrias, amores, ela também é o resultado da imaginação humana por meio da arte conhecemos nosso passado, varias correntes de pensamentos ela retrata o homem e o mundo o tempo e o espaço.

A Arte expressa o que não podemos falar diretamente, seja em palavras em uma letra de música, poesia ou uma peça de teatro, uma crítica á sociedade, uma história de amor ou uma história de vida, seja um quadro, uma escultura até mesmo um acessório artesanal. A Arte desperta a criatividade, estimula a mente, registra histórias, momentos marcantes, mantém gravado para sempre acontecimentos que muitos não presenciaram, mas através dela, poderão sentir de alguma forma.

A arte é a eterna novidade do mundo, a arte imita a vida, mas a vida seria perfeita se imitasse a arte, porque o segredo da vida estar na arte.

Comissão de Carnaval

Wilsinho Mendes
Wallacy Vinicyos
Reyla Ravache