Unidos de Vila Isabel participa de exposição da FINEP na Rio+20

Sustentabilidade e carnaval combinam? A FINEP, Agência Brasileira da Inovação, e a Unidos de Vila Isabel garantem que sim. O espaço de 3,5 mil m2 da Financiadora na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) – onde ocorrerá a Expo Brasil Sustentável –, vai abrigar um estande da escola de samba do bairro de Noel Rosa. A Vila está desenvolvendo, em parceria com a empresa Nova Guarda Consultoria, um projeto pioneiro voltado ao reaproveitamento e correto descarte de materiais utilizados em seus desfiles na Marquês de Sapucaí.

“O carnaval, como a maioria dos grandes eventos, apresenta um elevado desperdício. A possibilidade de se rever os processos do espetáculo, a partir de parâmetros ambientais, vai gerar um dinamismo econômico e social coerente com uma festa que se afirma como negócio e é comercializada como produto”, explica Cássio Novo, Sócio da Nova Guarda Consultoria.

Serão expostos figurinos do último desfile e formas de reaproveitamento dos adereços componentes. Além do estande da Vila Isabel, a exposição também apresentará produtos sustentáveis de 27 empresas inovadoras.  Entre 2004 e 2011, cerca de 480 projetos da carteira da FINEP, que somam R$ 4,5 bilhões, tiveram objetivos ou atividades relacionados ao tema que norteia a Rio+20.

Durante a Conferência, a Financiadora também vai lançar o Programa Brasil Sustentável, que aplicará R$ 2 bilhões no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores que tratem de forma integrada aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Serviço:
Expo Brasil Sustentável
Galpão 3 do Píer Mauá (Avenida Rodrigues Alves, 10)
15 a 21 de junho
Entrada Franca

Horários de funcionamento:
16 e 17/06 (sábado e domingo): 10h às 19h
18 a 21/06 (2a a 5a feira): 11h às 19h