Veja ordem de desfile dos Grupos A e B para o Carnaval 2012

Rodrigo CoutinhoAs escolas dos Grupos de Acesso A e B já sabem em que ordem irão desfilar no Carnaval 2012. O sorteio que definiu as posições de desfile das 20 escolas que integram atualmente a Lesga, entidade que regulamenta os dois grupos, aconteceu na noite desta segunda-feira, no Scala, Centro do Rio. O encerramento da festa ficou por conta da Renascer de Jacarepaguá, atual campeã do Grupo A . A Viradouro, vice-campeã em 2011, pôde escolher sua ordem e será a sexta a desfilar. Já a co-irmã de Niterói, a Acadêmicos do Cubango, encerrará a noite de desfiles no sábado de carnaval.
 
O primeiro grupo a ser sorteado foi o Grupo de Acesso B. A Unidos de Vila Santa Tereza, campeã do Grupo C no último carnaval abre a noite, seguida de União de Jacarepaguá, Sereno de Campo Grande, Alegria da Zona Sul, Arranco do Engenho de Dentro, União do Parque Curicica, Mocidade de Vicente de Carvalho, Tradição, Caprichosos, Unidos de Padre Miguel e Difícil é o Nome. Como foi a vice-campeã em 2011, a União do Parque Curicica, assim como a Viradouro, preferiu ser a sexta das onze escolas que desfilam na terça-feira gorda.


 
No Grupo A, que terá nove escolas em 2012, o Paraíso do Tuiuti, que venceu o Grupo B em 2011, será a primeira a desfilar. A Acadêmicos da Rocinha será a segunda, seguida de Estácio de Sá, Inocentes de Belford Roxo, Império da Tijuca, Viradouro, Santa Cruz, Império Serrano e Acadêmicos do Cubango. Depois de todos os problemas envolvendo a lisura do resultado do Grupo de Acesso A no último carnaval, o presidente da Lesga, Reginaldo Gomes, comemorou o sucesso da festa.
 
– Esperamos que este ano haja um entendimento entre as escolas. Não há como todas as escolas ganharem. Hoje a Lesga é uma realidade e eu me alegro muito de ser o presidente. É bom ver as pessoas disputando uma vaga na nossa festa. Isso mostra que as pessoas estão entendo que viemos para fazer uma modificação. Ainda temos problemas com relação a questão dos jurados, mas é muito difícil isso. Qualquer um teria problemas para escolhê-los, mas estamos lutando para acertar isso – disse o dirigente, que confirmou que o número de jurados por quesito passa de cinco para quatro no ano que vem.
 
Outras informações confirmadas por Reginaldo dão conta do tempo de desfile de cada agremiação e do horário de início dos desfiles. É provável que as escolas voltem a ter 60 minutos para passar na Sapucaí, e não 58, com aconteceu nos últimos dois anos. Além disso, a hipótese de a primeira escola entrar na Avenida às 21 horas também não está descartada.

Veja ordem oficial de desfile do Grupo A no Carnaval 2012: 1 – Paraíso do Tuiuti, 2 – Rocinha, 3 – Estácio de Sá, 4 – Inocentes de Belford Roxo, 5 – Império da Tijuca, 6 – Viradouro, 7 – Santa Cruz, 8 – Império Serrano e 9 – Cubango

Veja ordem oficial de desfile do Grupo B no Carnaval 2012: 1 – Vila Santa Teresa, 2 – União de Jacarepaguá, 3 – Sereno de Campo Grande, 4 – Alegria da Zona Sul, 5 – Arranco, 6 – União do Parque Curicica, 7 – Mocidade de Vicente, 8 – Tradição, 9 – Caprichosos de Pilares, 10 – Unidos de Padre Miguel e 11 – Difícil é o nome