Veja ordem do desfile das escolas mirins para Carnaval 2012

Foi definida na noite desta terça-feira, a ordem de desfiles das escolas mirins para o Carnaval 2012. O sorteio aconteceu na sede da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (AESMRIO) e contou com a presença dos representantes de todas as agremiações. As escolas ainda tiveram dez minutos e fizeram trocas de posições para determinar a ordem definitiva de desfile.

A noite começou com um coquetel e um jantar oferecido pela AESMRIO aos convidados. Em clima de confraternização os representantes foram chamados ao palco para fazerem o primeiro sorteio e escolherem em que ordem cada um seria chamado para o sorteio definitivo.

O presidente da Associação das Escolas Mirins aproveitou para fazer um balanço do Carnaval 2011. Para Edson Marinho, o resultado não poderia ser melhor e mesmo a chuva que caiu na cidade, na sexta-feira de carnaval, não esfriou o ânimo dos pequenos foliões.

– A avaliação do Carnaval 2011 foi muito positiva. Mesmo com a intensa chuva que caiu no Rio de Janeiro na sexta-feira de carnaval, nós conseguimos fazer que os desfiles transcorressem tranquilamente. A reedição dos sambas funcionou de maneira impressionante. Conseguimos o retorno da arquibancada que se envolveu e participou intensamente dos desfiles. A única ressalva foi não ter conseguido reeditar "Os sertões" (samba-enredo da Em Cima da Hora, de 1976), pois a presidente da escola não nos autorizou a trazer a obra novamente para a Avenida – disse Edson.

Em entrevista ao SRZD-Carnavalesco no início do mês, o presidente da União da Ilha, Ney Filardi revelou a vontade de fundar uma agremiação mirim na Ilha do Governador. Para Edson Marinho, a filiação de uma nova escola é uma coisa que deve ser muito bem conversada, pois, irá demandar uma enorme quantidade de ajustes na estrutura atual dos desfiles.

– O fato da União da Ilha fundar uma escola mirim é uma coisa louvável. Isso valoriza nossas crianças. Porém, essa é uma ideia que deve ser muito debatida. Hoje temos uma série de restrições para os desfiles mirins, principalmente em relação ao horário. Existe uma portaria que nos obriga a deixar a Passarela do Samba até meia-noite. Esse ano, mesmo com a chuva que atrapalhou muito nosso trabalho, conseguimos cumprir o horário. Isso só foi possível pelo esforço dos dirigentes de cada agremiação. A filiação da décima oitava escola irá demandar uma negociação maior com a Prefeitura, a Riotur e a Liesa para que os desfiles comecem mais cedo – frisou o presidente da AESMRIO.

Para Jefferson Rocha, presidente da Inocentes da Caprichosos, o fato de abrir os desfiles é uma coisa que pode ajudar a escola a conseguir concretizar a negociação para que Luciano Huck aceite ser enredo da escola.

– Gostar de abrir os desfiles é uma coisa que ninguém gosta, mas alguém tem que fazer. Queremos homenagear o Luciano Huck e isso pode nos ajudar a convencê-lo. Seria muito interessante para a AESMRIO, para a Inocentes e para o público em geral, já que ele tem grande empatia e carisma – afirmou o presidente da Inocentes.

Já o presidente da Estrelinha da Mocidade, Ricardo Dias, era só alegria depois do sorteio. Novamente a escola da Zona Oeste será a última a desfilar na sexta-feira de carnaval.

– Eu adorei o sorteio mais uma vez. Era tudo que a gente queria. Provavelmente somos a escola que possuí a comunidade que vem de mais longe. Ser a última a desfilar ajuda muito em toda nossa logística. Se desfilássemos mais cedo poderíamos ter sérios problemas para cruzar a Avenida Brasil, em plena sexta-feira de carnaval – vibrou Ricardo.

Outra agremiação que definiu enredo para o próximo ano é a Infantes do Lins. Com o título de "Brincar e estudar são essenciais à vida", a escola pretende lembrar as velhas brincadeiras infantis, suprimidas pelo avanço dos jogos eletrônicos.

– Queremos dar um grito de alerta em relação às brincadeiras infantis que estão desaparecendo. As crianças hoje estão muito presas a jogos eletrônicos e computadores. Queremos mostrar que as velhas brincadeiras são tão boas quanto às modernas – revelou o carnavalesco.

Confira a ordem oficial para 2012:

1 – Inocentes da Caprichosos

2 – Aprendizes do Salgueiro

3 – Mel do Futuro

4 – Infantes do Lins

5 – Corações Unidos do Ciep

6 – Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy

7 – Nova Geração do Estácio

8 – Império do Futuro

9 – Herdeiros da Vila

10 – Filhos da Águia

11 – Miúda da Cabuçu

12 – Pimpolhos da Grande Rio

13 – Mangueira do Amanhã

14 – Golfinhos da Guanabara

15 – Tijquinha do Borel

16 – Petizes da Penha

17 – Estrelinha da Mocidade