Vínculo entre personalidades do carnaval e admiradores cresce com a criação de fã-clubes

Personalidades do carnaval são muito admiradas pelo seu trabalho na Marquês de Sapucaí. Com a chegada das redes sociais, o contato entre elas e seus admiradores ficou mais fácil e dinâmico. Nesse contexto, os fã-clubes em homenagem aos artistas do carnaval carioca começaram a nascer, assim como a amizade entre os criadores dessas páginas e os homenageados. Claudinho e Selminha Sorriso, o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Beija-Flor, foi um dos primeiros a ganhar uma página como essa, conforme conta a criadora do fã-clube deles, Aline Rieger, ao CARNAVALESCO:

– O da Selminha foi o primeiro fã-clube que criei no Instagram, em novembro de 2014. Acompanhava sempre o fã-clube da Marcella Alves que é de uma amiga minha que me incentivou. Amo demais a Selminha, compartilho algumas coisas com ela, inclusive os 4 mil seguidores que consegui. Ela ficou radiante. Após um mês, levei a página para o Facebook. Ela curte tudo! – conta Aline – O fã-clube do Claudinho, no Instagram, veio depois. Mostrei para ele e ficou mega feliz, sempre me agradece. No Facebook, tenho uma página dos dois, procuro postar o mesmo para que eles possam acompanhar tudo! 

Dona de fã-clubes em homenagem a outros artistas como o intérprete Neguinho da Beija-Flor e o passista Cássio Dias, Aline destaca o valor da amizade com os artistas que acompanha e agradece o reconhecimento:

– Graças a Deus tenho o reconhecimento de todos eles. Sou uma admiradora e fã de alma e coração, um amor puro onde sempre busquei um sorriso e abraço em troca, hoje em dia tenho algo que nunca imaginei: a amizade deles. É sempre como a primeira vez, isso não quero perder nunca!

Fã-clube em dose dupla

A porta-bandeira da Portela, Danielle Nascimento, também reúne admiradores. Ela possui dois fã-clubes, além de uma página oficial administrada por sua amiga pessoal, Erica Donato. 'Fã-Clube Danielle Nascimento' e 'Danielle Nascimento Pérola de Madureira' são as duas páginas criadas em homenagem à Danielle. Segundo ela, esse carinho vem um momento muito próspero da carreira:

– Eu amei esse carinho! Me senti totalmente honrada! Me mostrou o quanto tem pessoas que gostam de mim e do meu trabalho! Estou numa fase muito feliz, recebendo retorno positivo da minha comunidade portelense, da minha direção e dos sambistas de modo geral e esses fã-clubes vieram pra participar desse momento comigo! Sinto que com isso, minha responsabilidade só aumenta, pois, cada vez mais eu tenho que atender as expectativas das pessoas que torcem pelo meu sucesso! Isso me motiva continuamente. A interação com eles é perfeita! São pessoas simpáticas, do bem, pro-ativas, carinhosas e que amam o carnaval! Sou muito grata por todo zelo que eles demonstram!

O primeiro fã-clube de Danielle foi criado pelo fã e amigo Jorge Knnawer. Ele acompanha Danielle em eventos diversos e esteve, inclusive, no Samba in Rio Festival acompanhando de perto a oficina de dança de mestre-sala e porta-bandeira que Danielle ministrou junto com Alex Marcelino, mestre-sala da Portela e o casal do Império Serrano, Raphaela Caboclo e Feliciano Júnior.

Márcia e Karine Moreira, mãe e filha torcedoras da Portela, uniram-se ao amigo Fábio Nunes para criar um segundo fã-clube para Danielle. Segundo Karine, ela acompanha a porta-bandeira desde quando ela desfilava na Tradição: – Eu já gostava do trabalho da Dani desde a época da Tradição. Fui apresentada à Dani por um amigo nosso, Márcio Gênio, que era um grande fã dela e que infelizmente já nos deixou. Depois de um tempo, percebi que, além de uma excelente porta-bandeira, Danielle é um ser humano incrível – conta Karine.

A força dos fãs para retornar ao carnaval

O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos do Viradouro, Marquinhos e Giovanna, também ganhou um fã-clube. O criador foi João Lucas, morador de Várzea Grande, no Mato Grosso. Ele tem apenas 13 anos de idade e é torcedor da Mangueira. Apesar da distância e do fato de nunca ter conhecido o casal, João é fã de carteirinha dos dois:

– O meu vínculo com a Giovanna e com o Marquinhos é ótimo, mesmo sem eu ter conhecido eles ou presenciado uma apresentação deles. Eles sempre são atenciosos às postagens, leem o que eu escrevo sobre eles e isso pra mim é ótimo. O Marquinhos sempre me manda fotos históricas dos dois, ajudando assim o fã clube a crescer. A Giovanna é um amor, ela sempre me manda mensagens agradecendo. Quando eles ficaram fora do carnaval, eu fiquei espantado no começo, pois não conseguia imaginar o carnaval sem eles. Foi uma felicidade muito grande eles desfilarem numa alegoria da Mangueira porque eles iram voltar ao carnaval, logo na escola que eles começaram e também na minha escola do coração.

Giovanna contou ao site CARNAVALESCO o quanto o apoio de fãs como João Lucas foi importante durante o ano em que ela e Marquinhos ficaram sem desfilar. De volta, agora na Unidos da Viradouro, ela comemora o retorno e o carinho do público:

– Quem começou com o meu fã-clube foi o João Lucas. Um garoto que desde que me viu desfilando na Mangueira se apaixonou pela minha dança, pela nossa arte. Ele adora carnaval. Antes de fazer o meu fã-clube, ele perguntou se podia fazer porque me amava. Ele teve essa ideia e eu estou adorando. Eu fiquei um ano sem dançar, chorei muito, não me arrependo e estou de volta com esses amores ao meu redor, por isso não quero parar de dançar, porque tem muita gente que gosta de mim e eu só tenho que agradecer a Deus por isso.

Outras personalidades do carnaval também ganharam fã-clubes com páginas no Instagram, como é o caso do casal da Mangueira, Raphael e Squel e as portas-bandeiras da Unidos da Tijuca e do Salgueiro, Rute e Marcella Alves. O site CARNAVALESCO também está no Instagram através da conta @tercarnavalesco, compartilhando fotos de diversos eventos do mundo do samba. 

Conheça alguns dos fã-clubes do mundo do samba:

* Fã-clube da Selminha Sorriso e do Claudinho no Facebook e @fc_selminhasorriso no Instagram

* Fã-clube Danielle Nascimento no Facebook 

* Fã-clube Danielle Nascimento – Pérola de Madureira no Facebook e @fcdaniellenascimentoperola no Instagram

* Fã-clube Giovanna e Marquinhos no Facebook e @fc_giovanna_marquinhos