Viradão do Momo na São Clemente terá filme e debate com Luiz Carlos Magalhães

 

O Viradão do Momo do GRES São Clemente promove um diálogo entre as linguagens culturais, sobretudo o cinema e a poesia são destaques da programação. Apresenta a oficina de storybord, “Sambando em Quadrinhos”, inédita ao mundo do carnaval! A oficina, ministrada por Alexandre Magalhães (Ilustrador e Designer Gráfico) e Juliano Gomes (Cineasta), utilizará das imagens arquivadas na memória dos participantes, apoiando-se na dinâmica de criação de roteiros de histórias vividas, criadas e/ou histórias dos outros, criando, assim, um diálogo experimental entre a cultura do samba e a construção da imagem em quadrinhos. Nesta linha, que for a quadra a São Clemente também poderá assistir a exibição do filme “Paulo da Portela: Seu Nome Não Caiu no Esquecimento” de Demerval Neto, e participar de um círculo de debate com Luis Carlos Magalhães, Helena Theodoro  e Roberto Gomes, que trazem como convidado especial, o sambista Waldir 59. O diálogo entre a poesia e a cultura carnavalesca, será protagonizado pela Companhia da Outra, com Daniel Rolim, Geovana Pires e Marcelo Demarchi, que apresentará um recital de poesia em homenagem ao Carnaval Brasileiro. Com um modo de dizer poesias que lhe é peculiar, a trupe desenhará um roteiro que conta com poemas dos principais poetas clássicos e contemporâneos que escreveram sobre o samba e o carnaval e marchinhas carnavalescas faladas como texto poético. De uma forma dinâmica e interativa, contarão histórias, vivenciarão experiências, acordando a palavra e dando real sentido à poesia em um tom de conversa, tornando-a assim, mais acessível ao público.

05-01-2012 | Quinta-feira

17h00 – Exibição do Filme “Paulo da Portela: Seu Nome Não Caiu no Esquecimento”

Direção: Demerval Neto

Debate com Luis Carlos Magalhães, Helena Theodoro e Roberto Gomes

Convidado: Waldir 59

Mediador: Marcos Roza

Ementa: o círculo de debate tem o objetivo de discutir o fundamento das escolas de samba, o seu papel de “escola” à formação cultural de suas comunidades.

Público: a todos interessados | livre

18h30 – Oficina de Storyboard: “Sambando em Quadrinhos”

Com Alexandre Magalhães – Ilustrador e Designer Gráfico

Dinâmica: “Criação de Roteiros”

Com Juliano Gomes – Cineasta

Ementa: Através da utilização das imagens arquivadas na memória, apoiando-se na dinâmica de criação de roteiros de histórias vividas, criadas e/ou histórias dos outros, a oficina de storyboard cria um diálogo experimental entre a cultura do samba e a construção da imagem em quadrinhos.

Público: a todos interessados | faixa etária acima de 10 anos

Obs.: não é necessário saber desenhar

21h00 – Oficina: “Dança do Samba”

Com Bruno e Diana

Ementa: Fomenta a criatividade artística do samba no pé; contextualizando histórica e culturalmente os movimentos e passos da dança, integrados ao rimo da bateria.

Público: a todos interessados | livre

Programação | Janeiro 2012

 

06-01-2012 | Sexta-feira

17h00 – Oficina: Projeto de Percussão – São Clemente

Com Caliquinho e Gilberto

Ementa: Através de exercícios práticos, os interessados terão a oportunidade de tocar instrumentos específicos de uma bateria de escola de samba: repique, caixa de guerra, chocalho, tamborim e surdo de marcação.

Público: a todos interessados | livre

18h30 – Oficina: “Dança de Salão”

Companhia Carlos Bolacha

Ementa: A oficina desenvolve de maneira rápida e criativa o raciocínio e os reflexos para execução dos passos dos diversos ritmos da dança de salão: samba, forró, bolero, soltinho e outros.

Público: a todos interessados | faixa etária acima de 10 anos

20h00 – Workshop “Afro em Nós”

Grupo Nós do Morro

Ementa: Contribui para conscientização da importância da cultura afro-descendente através das danças populares. Apresentam maculelê, capoeira, jongo, coco, cacuriá, ciranda, tambor de crioula e objetos simbólicos que contextualizam a natureza dessas manifestações.

Público: a todos interessados | livre

07-01-2012 | Sábado

17h00 – Oficina: Projeto de Percussão – São Clemente

Com Caliquinho e Gilberto

Ementa: Através de exercícios práticos, os interessados terão a oportunidade de tocar instrumentos específicos de uma bateria de escola de samba: repique, caixa de guerra, chocalho, tamborim e surdo (de primeira, de segunda e de terceira).

Público: crianças, adolescentes e jovens | livre

18h30 – Recital de Carnaval

Autor: Geovana Pires

Sinopse: Como extensão da Casa Poema, a Companhia da Outra, cria recitais poéticos, em variados formatos e temas, para apresentá-los em eventos por todo o Brasil. Desta vez homenagearemos o Carnaval Brasileiro! Com um modo de dizer poesias que lhes é peculiar, a trupe desenhará um roteiro que conta com poemas dos principais poetas clássicos e contemporâneos que escreveram sobre esta temática e marchinhas faladas como texto poético. O Recital acontece de forma dinâmica e interativa, contamos histórias, vivenciamos experiências, acordando a palavra e dando real sentido as poesias em um tom de conversa, tornando-a assim, mais acessível ao público.

Com Daniel Rolim, Geovana Pires e Marcelo Demarchi

Direção: Geovana Pires

Produção: Companhia da Outra

Público: a todos interessados | livre

20h00 – Encerramento: Apresentação da “Fiel Bateria” da São Clemente

Com Igor Sorriso e o 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Bira e Denadir Participação Especial de Bruno Ribas e Ito Melodia