Viradouro aposta no diferente e parceria de Gilberto Gomes vence disputa de samba

 

Com o famoso grito de carnaval em sua quadra no Barreto, Niterói, a Viradouro escolheu a obra de Gilberto Gomes, Floriano do Carangueijo, Sacadura Cabral, J. Lambreta, Zé Glória e Manolo para tentar voltar ao Grupo Especial em 2014. A Vermelha e branco vai com o enredo “Nem melhor nem pior, que não sai da minha mente…Inspiração para o meu samba, eu também sou diferente” que será desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes e será a última escola de sexta a desfilar.


* Ouça aqui o samba da Viradouro para o Carnaval 2013

– Quando o carnavalesco entregou a sinopse, ele queria uma coisa diferente e nós ousamos. Acertamos dentro do que ele queria (sobre ser diferente). O samba não tem refrão. O samba é bonito, ele vai ajudar muito a escola e ainda vai ganhar prêmio. Só na final nos gastamos R$ 10 mil. A melhor parte do samba é quando fala “Tirar da cabeça o que do bolso não dá” – declarou o feliz compositor campeão pela terceira vez na Viradouro, Floriano do Carangueijo.


* Veja aqui galeria de fotos da final da Viradouro

A noite de festa na Viradouro começou com o famoso grito de carnaval. Várias pessoas fantasiadas curtiam a noite no ritmo de marchinhas de carnaval. Antes mesmo da apresentação dos segmentos da escola, o mestre de bateria Pablo invadiu o palco vestido de freira com outros ritmistas.


* Vídeo: veja aqui o momento do anúncio do samba vencedor

Já na quadra, o presidente Gusttavo Clarão falou ao CARNAVALESCO sobre a busca por patrocinadores. Segundo ele, buscar parcerias no Especial já é complicado no Acesso então mais ainda: – É difícil. Temos a Lei Rouanet que são 4% e no primeiro ano conseguimos, já no segundo não obtivemos sucesso e mesmo assim fizemos um grande desfile com a ajuda de amigos. Esse ano não será diferente. Já temos os protótipos que estão belos vamos iniciar os trabalhos nas alegorias e estamos pensando nos quesitos, contratamos o Ronaldinho e a Alessandra que é um casal de ponta. A escola está muito bem nos quesitos. Vamos de novo fazer um grande carnaval.

Entre a apresentação do quarto para o último samba, o presidente da agremiação convidou ao palco segmentos do Salgueiro, além da presidente Regina Celi, que foi homenageada. Por fim, o samba do Salgueiro de 2013 foi cantado na quadra da escola. Veja aqui o vídeo

Quem também estava bastante feliz era o carnavalesco. Max Lopes afirmou que trabalhar com bons enredos dá um prazer diferente no trabalho: – É muito bom, o nosso prazer é maior. Eu fui passista do Salgueiro e tive uma história lá. Tenho um enorme prazer de poder desenvolver esse tema e ficará um bonito trabalho. As duas têm o mesmo padroeiro e são vermelho e branca isso facilitou muito. A escola virá muito colorida. Fizemos muito degrade do vermelho, do branco, passando pro rosa, passando pelo laranja e vamos ter uma tonalidade de cores muito bela na Avenida podem ter certeza.

Apresentações da noite – Veja aqui os vídeos das apresentações

Parceria de Felipe Filósofo: Logo no início da apresentação entoou alguns refrões históricos de sambas do Salgueiro. Já na apresentação, Wantuir levou bem as sete passadas. A torcida apesar de não estar em grande número cantou bem o samba. O samba foi bem na quadra mostrando que mesmo com cinco sambas na final a disputa será acirradíssima.

Parceria de Diego Nicolau: Bela apresentação, demonstrando que mesmo com a disputa muito igual, a parceria era uma das favoritas da noite. No início contou com a presença das baianas do Salgueiro que estavam na quadra e foram para o palco. Durante as passadas do samba em nenhum momento a animação caiu. A torcida que também não estava grande não foi pedida em nenhum momento. Vale destacar o refrão do meio do samba e também a segunda passagem que mesmo grande não deixou ninguém desanimado. Foi O primeiro samba que fez o público da quadra e dos camarotes cantarem.

Parceria de Renan Gêmeo: Campeão ano passado junto com Diego Nicolau, também mostrou o motivo da disputas ser uma das mais acirradas de 2013. Vale destacar e muito a apresentação de Gilsinho, mesmo sendo um dos autores do samba, brincou no palco da Viradouro. A torcida quando pedida não desafinou. A passagem da primeira parte do samba a letra é muito bonita e bem escrita, ponto aos compositores.

Parceria Mocotó: Outra boa apresentação, muito devido ao palco animadíssimo. Mocotó deu um show de empolgação e Rico Medeiros que já foi intérprete do Salgueiro e também da Viradouro. Com os dois refrões muito forte a quadra cantou mais uma vez o samba.

Parceria de Gilberto Gomes: Com um samba diferente, sem refrões, empolgou o público e mostrou que também era um dos favoritos da noite. Com um bom palco defendido por Davi do Pandeiro – que pode estar vindo para a escola – o samba não desanimou em nenhum momento enquanto o público fazia a festa na quadra.

O diretor de carnaval da vermelha e branca, Wilson Polycarpo, contou ao site CARNAVALESCO como anda o trabalho de barracão da escola e, segundo ele, 17 das 26 alas da escola serão da comunidade: – Em relação a 2012 eu não posso falar que não estava na escola. Estive em 2011 e 2012 não participei voltei agora para o próximo. Agora, para 2013 nosso cronograma está bem tranquilo. As pessoas olham e sabem que estamos trabalhando dentro do nosso planejamento. Os protótipos estão prontos, as fantasias já estão sendo confeccionadas e vamos começar os trabalhos das alegorias. Vamos com 2120 componentes divididos em 26 alas, sendo elas, nove comerciais e 17 alas da comunidade.

Comente: