Vitória abre o carnaval do Brasil e site CARNAVALESCO cobre os desfiles da cidade pela primeira vez

Falta uma semana o maior espetáculo da terra no Rio de Janeiro e o Espírito Santo abre suas portas para os turistas e inicia a temporada de desfiles 2017. Conhecido por “começar o carnaval do Brasil”, a capital capixaba apresenta nesta sexta e sábado os desfiles das escolas do Grupos de Acesso e Especial. E, pela primeira vez, o site CARNAVALESCO estará com sua equipe no Sambão do Povo para trazer o melhor conteúdo ao seus leitores sobre cada escola do sábado.

As seis escolas e seus respectivos enredos

vitoria1
Foto: Toninho Ribeiro

Com o enredo “A cura para o mundo está aqui. Vitória, um manto cheio de esperança”, a Novo Império tem a missão de esquentar as arquibancadas no sábado pontualmente às 21h. Por ter sido campeã do Grupo A em 2016 e consequentemente retornado ao Grupo Especial, não participou do sorteio e por regulamento abre os desfiles. Ciente da dificuldade que é se manter no grupo de elite a diretoria não mediu para permanecer, e quem sabe brigar pelo título de 2017. O carnavalesco carioca Jorge Caribé foi mantido, junto com o renomado coreógrafo Andrezinho Castro, discípulo de Carlinhos de Jesus. Como em time que está ganhando não se mexe, Mestre Gle, que está indo para seu segundo ano a frente da Orquestra Capixaba de Percussão foi mantido, junto de Amanda e Sandro, responsáveis por conduzir o pavilhão azul, branco e rosa. A única mudança será a estreia do intérprete Celso Junior que será a principal voz do carro de som imperiano. (sinopse do enredo: http://www.lieses.com.br/2017/enredos/imperio2017.htm)

jucu
Foto: Bruno Barros

Em seguida, a coruja vai piar no sambão do povo. Trazendo o enredo “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, que é uma reedição do enredo de 1991, a atual vice-campeã Unidos de Jucutuquara tenta conquistar o título que não vem desde 2009. A maioria dos quesitos que foram positivos em 2016 também foram mantidos, portanto: carro de som, casal de mestre-sala e porta-bandeira, e carnavalesco seguem os mesmos. Uma das poucas mudanças que houveram no time da Jucutuquara foi a troca do mestre de bateria. O responsável manter o ritmo da “bateria cadenciada” no carnaval desse ano será mestre Serginho. (sinopse do enredo: http://www.lieses.com.br/2017/enredos/jucu2017.htm)

mug
Foto: Bruno Barros

A campeã do carnaval 2016 é a terceira a entrar na passarela do samba atrás do tricampeonato. Com o enredo “A MUG dá as cartas!” assinado pelo carnavalesco carioca Cid Carvalho, a Mocidade Unida de Glória confia em mais um enredo autoral como diferencial. No último desfile, a escola acumulou diversas notas 10 e nenhuma abaixo de 9,9, o que mostra o quão determinada é a escola da Glória. Uma das baixas da MUG pós-carnaval foi a saída do casal David Tatu e Naymara que se desligaram. Para substitui-los, houve um concurso na quadra onde Kleyson Sensação e Layli Rosado se tornaram os campeões e irão ter o dever de manter o nível de notas conquistadas nos últimos anos. (sinopse do enredo: http://www.lieses.com.br/2017/enredos/mug2017.htm)

vitoria2
Foto: Bruno Barros

Quarta escola a pisar na avenida será o Pega no Samba. Para 2017 a comunidade da Consolação levará o enredo “Nas taças da história… Sou Vítis, Vinífera, o néctar da humanidade”. Consciente dos erros de 2016, em que metade de sua comissão de frente se atrasou para o desfile, o Pega tem em seu intérprete o impulso necessário para resgatar a honra da escola. Danilo Cezar retorna à agremiação depois de 2 anos para substituir Bruno Ribas. Com um samba elogiado nas gravações, o Pega pretende fazer um desfile diferente do ano passado, onde ficou apenas na 5ª colocação. (link para sinopse do enredo: http://www.lieses.com.br/2017/enredos/pega2017.htm)

vitoria3
Foto: Bruno Barros

A mais querida e mais premiada escola de samba capixaba é a penúltima a desfilar. “No mundo e na vida, de cara pintada com a Piedade na avenida” será o enredo da Unidos da Piedade. Insatisfeita com as notas dadas aos quesitos fantasias, alegorias e enredo, a escola contratou novamente o carnavalesco Paulo Balbino para resgatar a qualidade e voltar a conquistar boas pontuações. O conhecido carnavalesco tem em seu histórico bons carnavais, como foi em 2014 que ficou em 3º lugar pela escola. (sinopse do enredo: http://www.lieses.com.br/2017/enredos/piedade2017.htm)

boa_vista
Foto: Toninho Ribeiro

Fechando o carnaval capixaba a Boa vista entra na avenida. Em busca do quarto título, com o enredo “Sob a luz do luar, guiada pelas estrelas… Boa Vista em alma cigana. Optcha!” a escola de Cariacica vem embalada com seu bom samba-enredo e a força de seu canto que já é conhecido pelos foliões. Apesar de seus quesitos de chão garantirem uma boa pontuação, o que preocupa o torcedor sem dúvidas é a comissão de frente. No último carnaval, a comissão da escola passou por diversos problemas tanto em coreografia quanto em capricho no elemento alegórico e fez com que a escola tirasse notas péssimas. Porém, são águas passadas e a comunidade promete encantar os jurados com a força e alma cigana. (sinopse do enredo: http://www.lieses.com.br/2017/enredos/boavista2017.htm)

Com o tempo mínimo de 50 minutos e o máximo de 70, as escolas serão julgadas nos seguintes quesitos: Bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. A campeã do carnaval capixaba será conhecida no dia 22 de fevereiro (quarta-feira) às 15h.