Campeã do carnaval de 2020, a Águia de ouro apresentou o samba-enredo oficial para o próximo carnaval. A obra é resultado de uma junção entre os sambas finalistas, Samba 16 e Samba 27. A Águia de Ouro vai levar pra avenida o enredo “No Cortejo de Babà – Afoxé de Oxalá”.

Dominguinhos do Estácio, Jorginho Moreira, João Perigo, Lico Monteiro, Leandro Thomaz, Telmo Augusto, Lucas Valentin, JotaPê, Lanza RafaBerê, Araken Kaoma, Solano Laranjo, Serginho Rocco, Rosali Ahumada Carvalho, Lequinho, Júnior Fionda, Dedé, Rafael Santos, Chocolate, W. Corrêa, Vieira e Rafa Machado assinam o samba da Águia de Ouro.

Os dois refrões aproveitaram o samba 16, enquanto o segundo refrão do 27 foi adicionado na segunda parte. As estrofes intercalaram quase por igual entre as duas composições. O resultado foi um samba melódico, pulsante e com rimas pouco óbvias. A bateria Batucada da Pompéia aproveitou trechos específicos pra realizar bossas, o que fortaleceu as quebras da métrica.

Antes do momento da divulgação, o presidente Sidnei Carrioullo fez um breve discurso e destacou união da própria comunidade.

“Hoje a gente pôde mostrar com tranquilidade o trabalho, a capacidade e desenvoltura dessa escola, que já sofreu muito no passado. Conseguimos montar uma das equipes de trabalho mais fortes. Temos tudo pra ser bi, mas o que me motiva é a participação da comunidade, a união da comunidade. A gente ainda tem a festa da campeã, e vamos fazer uma festa maravilhosa porque vocês merecem”, defendeu e complementou: “O chopp vai ser por minha conta”.

Por conta da pandemia, a agremiação optou por realizar o evento em formato drive-in no espaço ao lado da quadra, utilizado para estacionamento em dias de ensaios. A comunidade compareceu em um número satisfatório e, o espaço localizado na frente do palco, foi destinado para uma parcela dos componentes.

O evento começou com o esquenta da bateria, sambas de exaltações e alguns sambas de roda. Cantaram também os sambas de enredo do carnaval 2019 e 2020.

O carnavalesco Sidnei França esteve presente e falou sobre o sentimento alegre de estar na agremiação.

“Quinta-feira nós fizemos um ensaio pra firmar o canto do coral e desde aquele dia eu venho dormindo mal, mas no sentido de alegria. A minha alma está embargada de alegria e felicidade por fazer parte do Águia de Ouro, de viver esse momento incrível, de poder levar pro carnaval um enredo de paz. Esse samba veio pra coroar tudo que estou sentindo”, finalizou.

Letra do samba:

ÊPA BÀBÁ, XEU ÊPA BÀBA
VAI TER XIRÊ ATÉ O DIA CLAREAR
NESSE AFOXÉ, ÁGUIA DE OURO LAVA A ALMA
NAS ÁGUAS DE OXALÁ

BATEU FORTE, MEU PAI CHOROU E A TERRA TREMEU
O MUNDO SE MODIFICOU
CLEMÊNCIA E PAZ AOS FILHOS TEUS
CLAMAVAM SETE YAÔS
LEVANDO O CANTO DE AXÉ (AXÉ…)
CABEÇA FEITA NA FÉ
MEU PAI NOS DÊ PROTEÇÃO
NA ESCURIDÃO A SUA LUZ (A LUZ..)
O HORIZONTE VESTE BRANCO
PARA AMENIZAR A DOR
LAVAR O ENGANO
QUE SOFREU O CRIADOR (O CRIADOR..)

NA GIRA DO YLÊ, NO TOQUE DO ALABÊ
OXALUFÃ BABÁ
OXAGUIÃ… É LUTA E GUERRA
AR QUE EXPLODE O FOGO
CHUVA QUE MOLHA A TERRA

AWURÊ AWURÊ É O DONO DO SABER
DERRAME SEU AMOR GRANDIOSO PROTETOR
AWURÊ AWURÊ MENINO O RESPEITO HÁ DE TER
QUEM SEMEIA A INTOLERÂNCIA PERDE A PAZ NO CORAÇÃO
SENHOR! EM TUA HONRA TUDO SE FAZ LENTO
OS ATABAQUES ROMPEM O SILÊNCIO
NO SOPRO DA VIDA O MEU DESPERTAR
LUZ QUE ATRAVESSA O ORUN
A FORÇA NO CLAMOR DOS ORIXÁS
NA GRATIDÃO DE CADA FILHO TEU
POMPÉIA PEDE PAZ!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui