Vigário Geral vence Série B e ganha o direito de voltar a desfilar na Sapucaí

7972

Por Lucas Santos, Thaise Lima e Guilherme Ayupp

A Acadêmicos de Vigário Geral é a grande campeã da Série B do carnaval do Rio de Janeiro e consegue o direito de pisar na casa oficial dos desfiles das escolas de samba em 2020. A última vez que a escola desfilou na Marquês de Sapucaí foi em 1999 quando o Grupo B ainda se apresentava na passarela do samba. Essa será a primeira vez que a agremiação da zona Norte fará parte da Série A.

A última a desfilar na noite de terça-feira na Intendente Magalhães, a Vermelha, a Azul e Branca da Zona Norte, apresentou o enredo “Mwene Kongo – O Reino Europeu na África que se Tornou Folclore no Brasil”. No desfile, a escola contou o surgimento do maracatu tendo como principal referência, a obra do pesquisador, José Ramos Tinhorão, “Rei do Congo: A mentira histórica que Virou Folclore”. Na Intendente, a escola mostrou fantasias muito bonitas e o carro de som comandado por Marcelo Riva se destacou. O título vem para coroar os 14 anos de trabalho realizados pela presidente Elizabeth da Cunha, a Betinha, que falou à reportagem do CARNAVALESCO bastante emocionada.

“Agradeço muito a Deus e aos meus orixás que me deram muita força. Trabalhamos com afinco dia e noite, sem dormir, porque vocês sabem que não tivemos recurso, dinheiro, pois não recebemos nenhum incentivo. Pedimos dinheiro em todo lugar para botar esse carnaval bonito, mas podia ter sido mais bonito se tivéssemos recebido apoio”.

A Acadêmicos de Vigário Geral terminou a apuração com 269,4 pontos, perdendo apenas 6 décimos durante a apuração e vencendo por dois décimos a vice colocada, União do Parque Curicica. A apuração realizada na Arena Carioca Fernando Torres no Parque Madureira, começou acirrada com Lins Imperial, Tradição e Curicica disputando a primeira colocação décimo a décimo.

Logo, a Tradição saiu da briga deixando as outras duas agremiações duelando pelo primeiro lugar durante boa parte da leitura das notas. A grande virada aconteceu no penúltimo quesito, harmonia, quando Lins e Curicica perderam décimos importantes abrindo caminho para a vitória da Vigário Geral que se confirmou na leitura das notas de bateria, o último quesito.

Faltando ainda duas notas para encerrar bateria, alguns integrantes da Parque Curicica, ao perceberem que não conseguiriam o título deixaram a apuração reclamando do resultado.

A Vizinha Faladeira que havia perdido um ponto por problemas na concentração foi rebaixada para a Série C. Os integrantes da Vermelha e Azul do Santo Cristo também deixaram a Arena Carioca rapidamente sem dar entrevistas logo após o anúncio da última nota da escola.

Mas a Vermelha, Azul e Branca de Vigário Geral estava em êxtase pelo resultado. No caso da Vigário, a pressa para ir embora era apenas para voltar a quadra e comemorar com a comunidade que foi a grande responsável pelo campeonato, segundo a presidente.

“Esse carnaval veio com muita ajuda da nossa comunidade que chegou junto. E agradeço ao todo, aos carnavalescos, as pessoas que ajudaram a fazer os carros, a minha harmonia, a toda a comunidade. Foi um conjunto que fez tudo dar certo. Já vamos iniciar o nosso planejamento para o ano que vem amanhã e a nossa ideia é manter todo mundo”.

Muito emocionado, o mestre-sala, Diego Jenkins estava sem a companhia da porta-bandeira, Cris Soares, que não acompanhou a apuração no local devido a um pequeno mal estar. Diego disse que o pensamento do casal é seguir na escola em 2020 na Sapucaí.

“Muita felicidade. Foi muito difícil, é muito difícil trabalhar na Intendente, sem recurso, mas entramos com muita garra. Agora é colher os frutos e o pensamento é continuar ajudando a escola ano que vem”.

Confira aqui a colocação e a pontuação de cada escola após a apuração das notas referente ao desfile da Série B do Carnaval do Rio de Janeiro em 2019:

1 Acadêmicos de Vigário Geral: 269,4
2 União do Parque Curicica: 269,2
3 Tradição: 269,1
4 União de Maricá: 269,1
5 Em Cima da Hora: 268,9
6 Lins Imperial: 268,9
7 Engenho da Rainha: 268,8
8 Unidos de Lucas: 268,8
9 Siri de Ramos: 268,8
10 Arame de Campo Grande: 268,8
11 Vizinha Faladeira: 268,3

Comentários