Após dois anos sem carnaval em razão da pandemia ocasionada pelo Covid-19, as Escolas de Samba se reuniram nesse último domingo (10) para celebrarem a tão famosa e esperada lavagem da Sapucaí. Acompanhada do teste de luz e som e do encerramento dos ensaios técnicos com a atual campeã Unidos do Viradouro, a lavagem contou com a presença de todo o povo do samba que tanto esperava a volta desse evento.

Atenção, Sapucaí! Vanderlei Borges afirma: ‘Não sei se será o melhor carnaval, mas um dos melhores de todos os tempos com certeza’
Foto: Arquivo pessoal

Diante dessas ilustres presenças, a voz oficial do carnaval não poderia ficar de fora. Com 16 anos de Sapucaí, Vanderlei Borges, locutor do Carnaval e dono do bordão favorito dos sambistas, não escondeu sua emoção e gratidão por estar de volta depois de tanto tempo.

“É uma emoção muito grande estar de volta, mas ainda é um momento de incerteza, já que nem tudo passou. Mas acreditamos que depois dessa nuvem negra que durante dois anos nos afetou, a gente vai fazer um carnaval do sentimento, da alegria, do crédito que Deus está acima de tudo e que nós estaremos aqui por mais algum tempo de Deus quiser”.

Com o isolamento devido a pandemia, e consequentemente com a suspensão de diversos eventos, Vanderlei em entrevista ao CARNAVALESCO, nos contou sobre as dificuldades dos profissionais da área nesse período e o quanto percebeu sobre a significância do carnaval na sua vida.

“O carnaval tem toda importância para mim. São 60 anos de carnaval, criei meus filhos fazendo carnaval, vivo do carnaval. Na Sapucaí já são 16 anos e pretendo se Deus quiser caminhar por bastante tempo ainda. Na realidade não teve quase nada nesses dois anos. A gente que vive de eventos, nesse tempo foi evidente que a gente não fez nada ou quase nada. Algumas vezes tinham algumas gravações e coisas além, mas esse tempo serviu muito para a gente fazer uma reflexão. Muita gente não acredita, mas nós todos somos menos do que aquilo que achávamos que seríamos. Muitas pessoas se foram e não tiveram a chance de ao menos se despedir”, lamentou o locutor.

Sendo a voz oficial do carnaval, é de extrema importância uma série de cuidados para as cordas vocais. “Minha voz está sempre legal, é a mesma”, brincou Vanderlei. Apesar de acreditar na segurança de sua voz, o locutor afirmou já estar cuidando da mesma e se preparando para os dias mais “pesados” que estão por vir.

Quanto à sua rotina no dia dos desfiles, respondeu: “Eu faço a locução, então chego aqui as 20:00 horas e fico até as 5:00 e depois tento dormir um pouco para acordar e recomeçar”.

Visivelmente emocionado durante toda a entrevista, Vanderlei fez questão de ressaltar o tempo todo o tamanho de sua gratidão juntamente com felicidade e emoção de estar mais um ano vivenciando a passarela do samba. Foram tempos difíceis para os sambistas, o clima predominante é de total sensibilidade e comoção. Veterano de Sapucaí, Vanderlei declarou estar mais emocionado do que o de costume.

“Hoje a emoção é maior sem dúvidas. Eu vi na minha frente a possibilidade de não estar mais aqui, portanto estou muito mais feliz e emocionado esse ano”.

Quando questionado sobre a saudade, não escondeu suas altas expectativas para os desfiles desse ano. Torcedor declarado da Unidos do Viradouro, aproveitou para comparar o sentimento que a falta dos desfiles causou nos sambistas, com o lirismo necessário para uma vida feliz, como diz o samba enredo da escola.

“Estou com as melhores expectativas possíveis! As pessoas estão necessitadas de carnaval, de diversão. Nós já vivemos uma vida tão difícil, acredito que esse seja o caminho que a gente tem de chegar ao viver do lirismo, como diz o samba da Viradouro”.

Presente em diversos desfiles históricos, fica difícil escolher um favorito. Apesar disso, Vanderlei defende a ideia de que depois de toda essa tensão e espera, o carnaval de 2022 tem tudo para ser surpreendente e emocionar todos que estiverem ali presentes, seja componente, imprensa, julgador ou até mesmo o telespectador ao vivo e o de casa.

“Não sei se será o melhor, mas um dos melhores de todos os tempos com certeza será”.

Comentários