Com belas fantasias, o Acadêmicos do Cubango desfilou na Marquês de Sapucaí na última quarta-feira. Na ala das baianas, a escola trouxe a representação de Chica Xavier na minissérie da Globo ‘Tenda dos Milagres’, de 1985. Na obra, a personagem lutava contra o racismo e a intolerância religiosa. Com roupas brancas, detalhes em dourado e bonito figurino, as matriarcas falaram sobre a importância da representação.

“O enredo fala sobre essa tradição negra, o respeito ao candomblé a nossa raça. Nós acreditamos em nossos orixás e trazemos um enredo falando disso tudo. É uma grande honra representar e falar sobre Chica Xavier e com essa fantasia da Tenda dos Milagres. Minha mãe é baiana há 40 anos, mas já tem 96 anos e não desfila mais, e eu herdei essa tradição dessa. A fantasia é muito linda, fala sobre a mãe das mães”, Celimar Fonseca, de 70 anos.

“Nós estamos representando a Chica Xavier como baiana autêntica que ele era, mãe de santo. Passamos nessa fantasia também a ideia dessa luta contra o racismo e intolerância religiosa. O desfile está muito lindo, e eu quero me aposentar dessa ala como campeã, ano que vem estou na velha guarda. Nossa fantasia é muito linda, o branco da paz, da alegria, do agradecimento à volta do Carnaval”, completou Lúcia Rêgo, de 76 anos.

Comentários