Por Karina Figueiredo

A Unidos de Bangu levou para Avenida a receita do Croquette de Batata de Luís XVI, descrita no livro “TacuinumdèEccellentissimi”, de Alex RevelliSorini e Susana Cutini. O prato foi criado durante uma grandiosa festa no castelo do rei e representado na Sapucaí no terceiro carro alegórico.

O Croquette surgiu quase que sem querer. Na ocasião, o cozinheiro oficial do castelo só tinha dois ingredientes para fazer o banquete: queijo e batatas, surgiu aí o prato que cairia no gosto da realeza e dos súditos. “Foi assim que o cozinheiro criou a massa conhecida como o corquette, explicou a coreógrafa Luciana Iedris, que desfilou pela primeira vez na escola.

A partir daí, a população começou a copiar o prato. Com isso, o legume passou a ser reconhecido na sociedade feudal que passou a incorporar na alimentação do cotidiano. Outro grande destaque da época foi o Baile das Batatas, quando a Rainha Maria Antonieta usou flores de batata na cabeça e o rei que pôs na lapela, em protesto contra o preconceito, no evento o “Croquette” foi oferecido. Esses episódios históricos puderam ser observados na terceira alegoria da escola.

O carro também apresentou imagens do croquette que percorriam as bordas do carro. Projetada para dividir os cenários da época, a grande estrutura montada representou alguns ambientes: a cozinha com os cozinheiros malucos que prepararam os salgados; o povo feudal que copiou os atos da Nobreza; e as mulheres que utilizavam flores nos seus adereços. Todos dividiam o mesmo espaço que era dividido por paredes ou degraus.

Com um requinte nobre e delicado, a escola representou a parte histórica da introdução da batata na sociedade. Até hoje, as marcas estão presentes na cultura brasileira.

“Esse carro representa o baile de época e mostra como tudo começou”, explica Claudia Galvão que acompanhou os alunos de Vassouras que estavam na alegoria. A festa serviu para popularizar a batata que, no início era muito preservada por Luís XVI, após o grande baile, isso tudo mudou e o ingrediente faz parte de diversos pratos a ponto de conquistar todas as classes sociais.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui