InícioSérie OuroInocentesBateria Cadência da Baixada mostra criatividade em ensaio de rua da Inocentes...

Bateria Cadência da Baixada mostra criatividade em ensaio de rua da Inocentes de Belford Roxo

Por Gabriella Souza

A Inocentes de Belford Roxo fez seu ensaio de rua, na noite desta quarta-feira, e iniciou seu treino com discursos motivacionais dos dirigentes que animaram o público e os componentes a realizarem um ensaio bom e empolgante. A escola sustenta um enredo forte e importante sobre a futebolista Marta, já premiada seis vezes como a melhor do mundo. O samba que é marcante promete ser um dos mais animados e cantados da Série A. O grande destaque do treino foi a bateria Cadência da Baixada que mexeu com o público com suas bossas e novidades, marca da criatividade do mestre Washington.

O diretor de carnaval, Saulo Tinoco, ressalta que a escola vem evoluindo e que o trabalho de sua equipe está sendo feito e a que tendência para a Inocentes é só crescer até o desfile:

“O ensaio de hoje está em uma crescente, semana passada nós tivemos um público muito bom e hoje superou. A expectativa mesmo é chegarmos no 100% com todos os componentes da escola, mas creio que estamos no caminho. Agora é aquele trabalho de ‘formiguinha’ mesmo já que faltam menos de 30 dias para o carnaval. Hoje já evoluiu bem e semana que vem estará melhor, portanto está sendo uma crescente mesmo com a escola cantando e não só o refrão”, conta.

Harmonia e Samba

O carro de som é um dos pontos fortes da escolas, com intérpretes experientes como Pixulé e Tem-Tem Sampaio mostra potência e muita qualidade. Levantam o samba que possuiu uma letra boa e um refrão forte e marcante, sem dúvida, será uma das principais atrações da escola para o desfile. Já o canto dos componentes pode melhorar, já que foi notado muitos ainda lendo a letra em folhetos entregues pela escola, até mesmo alas inteiras. Mas, no geral, a comunidade mostrou seu esforço em aprender a letra, vale lembrar que restam menos de 30 dias para a abertura dos desfiles e questões como esta precisam ser rapidamente sanadas.

Evolução

A escola estava com um número de componentes reduzida. Algo para receber atenção d diretoria, já que pode prejudicar o andamento e a evolução da escola como um todo. Apesar disso, a escola evoluiu com tranquilidade e no andamento desejado e planejado pela equipe de diretoria e harmonia. Destaque para a ala com balões vermelhos, muito empolgada e que chamava o público a também cantar o samba e sambar.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Inocentes de Belford Roxo, Douglas Valle e Jaçanã Ribeiro, apresentou qualidade nos movimentos. Ambos são técnicos com habilidades na agilidade dele e na leveza dela ao conduzir o pavilhão. O entrosamento entre os dois proporciona uma coreografia leve, que é bem simples e até mesmo mais clássica se comparada ao que outros casais vem desenvolvendo. Será também um dos pontos fortes em qualidade e técnica no carnaval da Série A de 2020.

Bateria

O destaque principal do ensaio foi a bateria Cadência da Baixada comandada por mestre Washington Paz. A bateria apresenta uma organização boa e uma qualidade excelente. Apesar de não estar com um número ideal de ritmistas, cada naipe é bem dividido e isso proporciona uma boa sonorização ao todo, contribuindo ao andamento adequado para a escola. O que faltou foi um entrosamento maior da rainha Amanda Andrade com a bateria. Washington se mostrou um mestre experiente e preocupado com a qualidade de técnica de seus ritmistas no ensaio, visto ter criado um série de novidades para a bateria, tanto em bossas como em coreografias. Um dessas novidades é que em momento do samba, metade da bateria vira de lado e bate palmas enquanto a outra segue tocando. Washington conta ainda que as novidades não param e que ainda reserva outras mais para a Sapucaí:

“Ainda tenho alguns detalhes para acertar e sempre temos no que melhorar, mas estamos no caminho certo, até o desfile ainda temos alguns ensaios e podemos ajustar o que for necessário. A gente aqui gosta de fazer algumas brincadeiras com algumas coreografia e já adianto que vem mais surpresa além disso. Acho que para vir normal é melhor ficar em casa, a gente gosta de arriscar. Mas é legal viver nessa tensão e acho mesmo que depois que começamos a fazer essas novidades nós passamos a ser cobrados todos anos para trazer algo diferente e quando a gente não faz o público sempre reclama. Já virou uma identidade do nosso trabalho”, conta.

- ads-

‘Quando o enredo conquista, tende a iluminar o compositor’, diz Claudio Russo, após vencer o Estrela do Carnaval com o samba da Estácio

Claudio Russo, um dos autores do samba-enredo da Estácio de Sá no Carnaval 2024, festejou a vitória no prêmio Estrela do Carnaval, oferecido pelo...

Tinga sobre ter sido vencedor no Estrela do Carnaval como ‘Melhor Intérprete’ de São Paulo: ‘É uma honra ganhar pelo Império’

O intérprete Tinga está totalmente adaptado ao Império de Casa Verde. O carioca chegou ao ‘Tigre Guerreiro’ no Carnaval 2023 e logo se identificou,...

Império da Uva reforça equipe com a contratação de Alcides Kenga como diretor de carnaval

A Império da Uva deu um passo significativo ao adicionar Alcides Kenga à sua equipe como Diretor de Carnaval. Com mais de três décadas...