O jornalista e apresentador Chico Pinheiro será padrinho do bloco Samba & Futebol, que fará sua estreia no carnaval do Rio em 2022. Aos 68 anos, Chico, que retornou ao ‘Bom Dia Brasil’ no início de julho após um ano e três meses afastado por causa da pandemia, recebeu o convite durante o programa do cantor e compositor Ciraninho, no YouTube, onde foi homenageado. Apaixonado por samba e muito querido entre os sambistas do Rio, o jornalista, que está completando 50 anos de profissão, é mangueirense e torcedor fanático do Atlético-MG. Além disso, comanda a transmissão dos desfiles das escolas de São Paulo.

Idealizado por Ciraninho, tetracampeão de samba-enredo na Portela e autor de canções gravadas por Beth Carvalho, Diogo Nogueira e Zezé Motta, o bloco Samba & Futebol vai reunir grandes nomes da música e do futebol (de todos os times) em uma grande confraternização. O projeto é que o desfile aconteça na Zona Oeste, se houver carnaval e condições sanitárias para eventos, é claro.

No programa ‘Samba & Futebol’, o veterano Chico também lembrou como foi sua primeira visita à quadra da Estação Primeira de Mangueira, exaltou a obra de Cartola e até cantarolou versos do clássico ‘Sala de Recepção’. “O verde e rosa está impresso em meu DNA”, disse o veterano, que também falou de sua admiração pela Portela e bambas como João Nogueira, Monarco e Paulinho da Viola.

Chico se emocionou, ainda, ao receber mensagens enviadas pelo ex-jogador do Atlético-MG Reinaldo; pelos compositores Moacyr Luz, Noca da Portela e Hélio Turco; pelo intérprete da Mangueira, Marquinho Art’Samba; e pela mulher, Ledinha. “Foi um grande presente que ganhei na minha vida”, disse ao exaltar a companheira.

No início de julho, perto de seu retorno ao trabalho, ao lado de Ana Paula Araújo, ele foi homenageado em forma de música por Moacyr Luz, Ciraninho, Bruno Castro e Alex Magno no samba ‘Bom Dia Brasil’. O refrão destaca ‘É madeira de lei, é Pinheiro / Circulou a notícia / Que o Brasil hoje é mais brasileiro’. A canção faz outras menções ao apresentador e cita os famosos bordões do apresentador na letra.

Confira a letra de ‘Bom Dia Brasil’
(Alex Magno/Bruno Castro/Ciraninho/Moacyr Luz)

Bom dia, meu Brasil
O Galo já cantou
Meu povo Coragem!
O samba é saudade
Bandeira Brasil e Carlinhos Doutor
Bom dia meu Brasil
O Galo já cantou
É segunda-feira
É dia do Samba do trabalhador

É madeira de lei é Pinheiro
Circulou a notícia
Que o Brasil hoje é mais brasileiro

O Chico falou
Levanta que o dia só tá no começo
O arroz e feijão vem baixando de preço
Vacina no braço não pode faltar
Tem samba no rádio
Tocando direto sem qualquer barreira
É vida que segue
Lá vem sexta feira
E graças a Deus vou poder descansar

O Chico falou
Que o povo é valente
Não é de bobeira
De todas as raças
De todas as bandeiras
Nós somos irmãos
E fronteiras não há
Que o tempo tá bom
E o sol vai brilhar
Pela semana inteira
A boa notícia
Ele dá de primeira
A felicidade voltou
Pra ficar

Comentários