Por Juliana Cardoso

O abre-alas da Acadêmico de Santa Cruz, quarta escola a entrar na avenida nesta sexta-feira de carnaval, trouxe para a avenida uma representação do Teatro Experimental do Negro (TEN), companhia teatral brasileira que funcionou entre 1944 e 1961 propondo a valorização social do negro e da cultura afro-brasileira. Ruth de Souza, atriz homenageada pela escola no enredo “Ruth de Souza – Senhora Liberdade, Abre as Asas sobre Nós”, entrou no TEN em 1945, onde integrou o primeiro grupo negro a subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O Teatro Experimental Negro começou como um projeto idealizado por Abdias Nascimento, e tinha como objetivo engrandecer o papel social do negro no país, bem como o cultural. Tudo isso por meio da arte, educação, e da criação de uma estética própria e de uma ambição de inovar os estilos dramatúrgicos com algo único, e não uma cópia do que se via internacionalmente.

O primeiro carro da escola se apresentou acoplado a uma alegoria na dianteira, na qual o nome da agremiação se apresentava em letras brancas. Lanças tribais foram distribuídas pelas duas alegorias, e o carro tinha cores variáveis do verde e também detalhes arrematados em dourado. Pedras pretas, com detalhes prateados, e búzios gigantes davam acabamento às peças. Máscaras africanas completavam o visual na traseira da alegoria, com a palha dando um último toque.

Alguns componentes vieram na frente do carro, com trajes de origem afro, ladeados por esculturas de homens negros. Nas laterais, outros integrantes do abre-alas se apresentaram com roupas brancas. No topo do carro, havia uma coroa giratória. Já na dianteira, um trono para Ruth foi colocado. Porém, a homenageada optou por passar pela avenida em sua própria cadeira de rodas.

A intenção do carnavalesco do Cahê em relacionar o carro ao TEN ficou nítida, uma vez que ambos transmitem a cultura da valorização e exaltação do negro. A atriz, no auge de seus 97 anos, foi ovaciona pelo público e mostrou emoção ao ver toda a sua história representada no desfile.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui