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Com ótimo contingente, Mocidade Alegre utiliza ensaio técnico para trabalhar canto da comunidade

Por Matheus Mattos. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

Primeira escola de samba do Grupo Especial de São Paulo a realizar o ensaio técnico da temporada 2020, a Mocidade Alegre levou um ótimo número de componentes. O samba, aliado ao desempenho da ala musical, comprovou qualidade esperada.

Por buscar a valorização do canto da escola, o quesito de evolução ficou um pouco comprometido. Em alguns momentos a escola parou, outros andou com uma velocidade maior a que foi imposta no início.

A largada da escola foi bem vibrante e pontual, seguindo o horário destinado. Além de cantar o hino e o samba de exaltação ao pavilhão, a escola também relembrou o desfile que homenageou a cantora Alcione.

O início do ensaio teve muita arruda distribuída aos sambistas presentes. A presidente Solange acompanhou o início até o recuo, onde parou para observar a escola. Na saída da bateria do recuo, a presidente acompanhou o mestre Sombra até o portão final.

No final do ensaio, a Presidente Solange também conversou com o CARNAVALESCO sobre desempenho da Mocidade Alegre.

“Não da pra avaliar nada, emoção na boca, aquela ansiedade, parece primeiro desfile. É sempre uma busca, é sempre uma renovação, isso é o que nos move. Essa comunidade linda arrasou, o pouco que eu consegui ver, foi maravilhoso”, finaliza.

Harmonia

O quesito foi o mais trabalhado e o que mais se destacou na noite. Foram trabalhados alguns pontos estratégicos, como parar a escola e a ala musical durante uma passagem do samba, e só deixar que os componentes cantem acompanhados da bateria. A escola também optou pela estratégia com os desfilantes andando. Um ponto que precisa ser considerado é as ausências das caixas de som em toda à avenida, e isso prejudica as primeiras e últimas alas. A Morada padronizou os componentes com uma única cor de camiseta, o que dificultou reconhecer a ala mais vibrante da noite. Mas o segundo setor trouxe bastante animação para o treino.

“Nesse primeiro ensaio nós temos o tema ‘Morada solta a voz’, o intuito era testar o canto. Por isso que eu paro do carro de som e faço passagens do povo cantando. Eu tinha um gravador em cada ala, terça-feira tenho reunião. Quero escutar a gravação de cada ala pra ver como ta o canto. Mas a gente está bem satisfeito”, revela o diretor de carnaval Junior Dentista.

Evolução

Como a escola optou por focar no quesito musical, a evolução não foi trabalhada com a mesma qualidade. Notou-se uma escola sem muito padrão de andar, o tempo parado não era nivelado com o tempo de pausa. Foi levado um tripé, grandioso, mas que também influenciou o desempenho do quesito.

“Eu vou trabalhar bastante a minha evolução. Vamos ter um diferencial, que é a cereja do bolo. Vou treinar pra já fazer no próximo técnico, mas o meu foco era o canto”, complementa o Junior Dentista.

Comissão de Frente

A ala traz dois times de bailarinos, alternado entre homens e mulheres. A comissão evoluiu com um tripé. O entrosamento entre os componentes e a face feita após trechos do samba, também torna o desempenho positivo.

Samba-Enredo

A qualidade da obra é inquestionável, assim como o trabalho de Igor Sorriso no carro de som da Morada. O cantor está em casa com a escola, brincou e interagiu com o público.

“É difícil analisar porque a gente está ali focado no trabalho, mas é importante depois avaliar com calma e ver os pontos que precisa melhorar. Dentro do nosso setor, eu achei um ensaio muito produtivo, vamos lapidando, amanhã tem ensaio de quadra. O importante é subir um degrau por degrau”, ressaltou Igor Sorriso.

Bateria

A Ritmo Puro evoluiu com um número considerado pequeno, se comparado com outras baterias que dividem o grupo. A batucada traz muitos arranjos de passagem, ou seja, ele é realizado em toda repetição da canção. Além dos leves, surdos, caixas e repiques também desenham. As bossas trabalham a melodia, rufada e ataque de caixas e divisão de surdos de marcação.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O casal Uilian Cesário e Karina Zamparolli evoluiu e ensaiou fantasiado. A dupla dançou com uma roupa marrom, caracterizando matrizes africanas. O desfile de 2020 é a estreia da parceria e, mesmo com o pouco tempo, ambos dançaram com muito entrosamento. Analisando o desempenho em frente ao setor H, o Uilian e a Karina apresentaram muita simpatia, domínio da dança e regulamento bem cumprido.

“O ensaio foi muito bom, como é o primeiro ensaio ainda da pra acertar algumas coisas. Mas a gente gostou bastante, estamos nos conhecendo mas acredito que pro desfile vai estar 100%”, disse Karina.

“O trabalho está sendo muito intenso, estamos trabalhando muito pra trazer bons resultados pra nossa comunidade”, citou Uilian.

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