InícioSérie OuroSão ClementeCom safra que assimilou DNA da escola, São Clemente escolhe hino oficial...

Com safra que assimilou DNA da escola, São Clemente escolhe hino oficial para 2020 neste sábado

Depois de optar por uma reedição no Carnaval 2019, a São Clemente voltou a realizar concurso de samba para 2020. Neste sábado a preta e amarela de Botafogo define em sua quadra, no Centro do Rio, o seu hino oficial para o enredo ‘O Conto do Vigário’, de autoria do carnavalesco Jorge Silveira. Três obras se credenciaram para o sonho de representar a escola na avenida no ano que vem.

Jorge Silveira conversou com a reportagem do site CARNAVALESCO sobre a relação entre a reedição de 2019 e a safra para 2020. De acordo com o artista, ao reeditar um dos enredos clássicos da história da escola neste ano, a São Clemente incutiu na sua ala de compositores seu histórico perfil satírico de volta.

“Eu acho que o momento da reedição foi um marco muito importante, pois a escola se reconheceu no seu verdadeiro espírito. Isso acabou potencializando o processo de criação dos compositores. Tudo isso contribuiu muito para essa safra rica e com a cara da São Clemente. Será uma grande escola e o samba nos levará a mais um grande trabalho na avenida”, destacou.

O carnavalesco usa uma metáfora para designar o reconhecido perfil jocoso que marca os grandes carnavais da São Clemente. De acordo com Jorge, se a São Clemente fizesse parte da seção de um jornal impresso ela seria a charge. Ainda para o artista o desfile deste ano é a afirmação de um trabalho iniciado em 2019.

“O acerto em relação a isso foi um trabalho no tempo. Em 2019 iniciamos o resgate satírico e cômico da escola que desemboca nesse enredo de agora. Os compositores conseguiram materializar isso, não apenas os finalistas. Tenho dito que cada escola de samba tem um perfil. Se a São Clemente fosse a editoria de um jornal impresso, ela seria a charge. E todos compreenderam 100% dessa proposta”, destaca.

Caminhando para o seu terceiro desfile em sequência na agremiação, Jorge não esconde a satisfação com a safra obtida no concurso deste ano.

“Estou pessoalmente realizado pois o sonho da escola só se completa com um samba que atenda nossas necessidades. A safra entendeu o nosso espírito. Essa resposta me deixa muito feliz pois os compositores não apenas entenderam o significado de nosso enredo mas a alma da São Clemente”.

- ads-

Luto! Morre Anderson Leonardo, do Molejo

Faleceu nesta sexta-feira o sambista Anderson Leonardo, aos 51 anos. Ele era do grupo Molejo. Ele lutava contra um câncer. Veja abaixo o pronunciamento...

Gabriel David revela, em coletiva na Liesa, planos iniciais para o Carnaval 2025 e antecipação de datas, como o sorteio da ordem dos desfiles

Recém-empossado presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, concedeu entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira, na sede da Liga, no...

Hugo Júnior é o novo presidente da Liga-RJ

Hugo Júnior, ex-presidente da Acadêmicos de Niterói, assume um novo desafio, a partir de hoje irá comandar a Liga-RJ, responsável pelas agremiações da Série...