Por Gustavo Lima. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

A X-9 Paulistana realizou nesta última sexta-feira o seu segundo ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi, visando o desfile do carnaval de 2020. No primeiro ensaio a agremiação teve que encarar uma tempestade, mas desta vez o tempo estava firme e a comunidade passou bem e cantando forte. Os destaques do treino foram a harmonia e a comissão de frente, que mostrou muito repertório em sua coreografia. O ensaio também foi marcado pela estreia do casal Marcos Leonardo e Beatriz Teixeira, uma vez que a porta-bandeira oficial, Lyssandra Grooters, machucou o pé e está impossibilitada de desfilar no carnaval de 2020.

“Eu acredito que melhorou em relação ao outro ensaio, nós estamos vindo em uma crescente que não depende de nós e sim da comunidade. Nós estamos dispostos a fazer um carnaval para a comunidade do carnaval de São Paulo, que gosta de assistir os desfiles não importando qual seja a escola, mas a X9 está vindo em uma crescente bacana nesses últimos dois anos. A gente trabalha, graças a Deus meu diretor de carnaval, Pê Santana e o quinteto de harmonia, que são fantásticos, vem fazendo um ótimo trabalho, e acredito que a ideia é respeitar a população como sambista, estamos dispostos a fazer um bom carnaval, falando das batucadas, e tenho certeza que esse ano a X9 vai lá pra cima”, declarou o presidente Branco.

Samba-Enredo

O hino da escola para 2020 traz uma melodia para cima e alegre, permite os componentes se divertir com o samba. Os dois refrões tem um fácil entendimento tanto na letra como na melodia e são as partes que mais se destacam na obra. Pê Santana está fazendo sua estréia como intérprete na agremiação, onde acumula a função de diretor de carnaval, algo incomum nos dias de hoje. O puxador teve um desempenho satisfatório a frente dos microfones da X-9 neste segundo ensaio técnico.

“O primeiro ensaio foi muita adrenalina devido a chuva, deu aquele estralo na comunidade. Hoje a escola veio mais compacta, deu pra ter um parâmetro melhor, conseguimos ver melhor todos os quesitos, e agora faltando 15 dias é se preparar, fazer um ensaio de rua forte e vir pro dia 21 preparados. A gente vem fazendo um trabalho muito forte, graças a esses quatro diretores de harmonia que a gente tem, são quatro pessoas maravilhosas, estamos muito felizes, o trabalho que eles fazem dentro da quadra é impressionante, então todo esse trabalho de canto a gente deve muito aos nossos diretores de harmonia”, comentou Pê Santana, intérprete e diretor de carnaval da X9 Paulistana.

Bateria

A escola trouxe para esse ensaio um andamento equilibrado, onde algumas partes do samba aumentavam e outras partes o andamento era diminuído. A ala executou algumas bossas, com destaque para o arranjo em que é feito um forró, localizado na segunda estrofe da segunda parte do samba. Outro destaque foi o desenho do tamborim, que foi predominante e esteve claro no samba inteiro.

“Foi muito bom, é uma crescente, no outro ensaio pegamos uma chuva que não dá pra mensurar, é difícil também pra analisar algumas coisas, como a bateria. A gente precisava de um tempo desse, limpo, instrumento sem estar molhado, couro tranquilo, pra poder sentir que graças a Deus mostrar que estamos preparados e que a X-9 Paulistana vai fazer um grande carnaval no dia 21. As performances é algo que veio pra engrandecer, acho que é legal, precisava, nós estudamos bastante o critério e estamos prontos pra executar tudo que ele pede, em termos de compasso e balizamentos. Agora é só preparar a cabeça da galera e conscientizar que o melhor precisa ser feito”, afirmou o mestre Fábio Américo, diretor de bateria da agremiação.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Pouco menos de uma semana após o incidente com a porta-bandeira Lyssandra Grooters, a substituta Beatriz Teixeira fez seu primeiro ensaio técnico com o mestre-sala Marcos Eduardo. Apesar de tão pouco tempo juntos, o casal mostrou estar se entrosando aos poucos, houve a presença constante de dança rápida e um esboço de coreografia. De fato, tudo ainda é novidade, é um casal que se formou às pressas e os ensaios devem ocorrer de forma frenética para se adaptarem ao regulamento, pois faltam duas semanas para os desfiles.

“É emocionante representar uma escola maravilhosa, representando uma porta-bandeira que é tudo pra comunidade. Espero ajudar bastante a X9 Paulistana e fazer um ótimo desfile. A fantasia está bem, a gente teve a prova, deu tudo certo, graças a Deus o corpo da Lys é igual o meu praticamente, então foi tudo perfeito”, disse a porta-bandeira
Beatriz Teixeira.

“Nos últimos três dias a gente fez quatro ensaios, dançamos em Mauá, Santo André, São Paulo, mas é isso, não temos tempo a perder e vai dar tudo certo, e hoje eu puxei bastante já pra dar um gás. O entrosamento está em 90%, vamos trabalhar muito pra chegar aos 100% até o dia do desfile. Estou puxando a Beatriz pra coreografia, a ideia é manter o mesmo nível, ela tem capacidade e muito talento”, falou o mestre-sala Marcos Eduardo.

Harmonia

A escola está cantando com muita clareza. Apesar de conter algumas palavras difíceis, o samba tem uma melodia para frente e alegre, o que possibilita o componente se soltar. O êxito neste quesito é também devido ao grande trabalho do departamento de harmonia, os integrantes incentivam os componentes a cantar forte a todo momento e a comunidade respondeu a altura neste ensaio.

Evolução

A agremiação não teve um desempenho desejado neste quesito. O andamento dos componentes na pista estava muito devagar, o que fez a escola ultrapassar o tempo de 65 minutos. Não houve presença de buracos, mas tiveram espaçamentos consideráveis nas fileiras de algumas alas. São situações em que a escola deve se atentar e corrigir o mais rápido possível.

Comissão de Frente

Assim como no outro ensaio, a comissão de frente não optou pelo uso de fantasias. A ala aparentemente irá representar algum povo indígena que está começando a usar a batucada no seu cotidiano, pois fazem movimentos constantes e coreografia dando essa impressão. A comissão vem usando bastante componentes de uma vez só e interage bastante com o público, algo importante e que conta muito no regulamento.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui