Para acessar o Sambódromo é recomendado a utilização de transporte público coletivo regulamentado:

METRÔ
O público destinado ao setor par poderá utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e aqueles destinados ao setor ímpar deverão utilizar a estação Central.

Metrô Na Superfície
De sexta-feira (01/03) a terça-feira (05/03), as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h à meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

TREM
Deverão utilizar a estação Central do Brasil. A SuperVia preparou um esquema especial para facilitar o deslocamento da população fluminense durante o Carnaval. O reforço na operação contará com partidas extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna nas madrugadas e durante os dias 2, 3, 4 e 5 de março. Os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri atenderão as estações do ramal Deodoro.

A estação Central do Brasil ficará aberta do início da operação de sexta-feira (1º/03) até o último trem de terça-feira de Carnaval (5/03). O acesso deverá ser feito pelo portão A. Na operação das madrugadas, todas as outras estações do sistema ferroviário funcionarão somente para desembarque de passageiros.

No domingo (3/03), na segunda-feira (4/03) e terça-feira (5/03), os trens vão operar com grade horária de domingo e feriados e haverá acréscimo de viagens ao longo dos dias. Além disso, na terça-feira (5/03), também haverá reforço na operação dos ramais Japeri e Santa Cruz para a ida e volta ao bloco Giro do Arar, no Centro do Rio.

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES

Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade.

BARCAS
A CCR Barcas está preparada para atender a um possível aumento na demanda de passageiros nesta quinta (28/2) e sexta-feira (1/3), quando há a expectativa de que cerca de 160 mil pessoas utilizem as linhas do transporte aquaviário. As equipes da Concessionária serão reforçadas e postos avançados do estaleiro serão disponibilizados nas estações para agilizar eventuais serviços de manutenção das embarcações. Além disso, caso haja necessidade, haverá viagens extras e os intervalos praticados nos horários de maior movimento serão estendidos para depois do rush.

Operação da CCR Barcas nos quatro dias de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas:
• Linha Arariboia – Do dia 2/3 ao dia 6/3 (sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira), a linha Praça Arariboia-Praça XV funcionará com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30. No sentido contrário, no trajeto que liga o centro do Rio ao centro de Niterói, os intervalos serão os mesmos, porém, a primeira viagem será realizada às 6h.
• Linha Paquetá – Na linha Paquetá, de 2/3 a 6/3, os horários praticados serão os seguintes:
• Paquetá-Praça XV – 6h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 23h30.
• Praça XV-Paquetá – 4h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 0h.
• Linha Cocotá – A linha Cocotá (Ilha do Governador) não funcionará no período de 2/3 a 6/3.
• Linha Charitas – A linha Charitas não funcionará no período de 2/3 a 6/3.

Ótima opção para os foliões
Em 2018, a CCR Barcas transportou 393.542 passageiros no período completo de Carnaval
(compreendido entre a quinta-feira, 8/2, e a Quarta-feira de Cinzas, 14/2). Para atender a demanda, foi necessário realizar 12 viagens extras. O serviço do transporte aquaviário é bastante procurado nessa  época em que o niteroiense deixa o carro na garagem para aproveitar ao máximo a folia.

TÁXI
Para esta edição do Carnaval 2019 será repetida a operação do aplicativo Taxi.rio desenvolvido pela Prefeitura, os taxistas mais bem avaliados do aplicativo estarão nas imediações do carnaval na Sapucaí.

Pontos de táxis convencionais (amarelos) para uso ao término do desfile nas adjacências do Sambódromo:
Setor ímpar – Alça de Subida do Viaduto 31 de Março próximo a Rua Frei Caneca (lateral do Bp.Choque).
Setor par – Rua Estácio de Sá entre a Rua Hélio Beltrão e Rua Joaquim Palhares.

Os táxis do sistema Taxi.rio na Rua Afonso Cavalcanti entre a Rua Laura de Araújo e a Rua Amoroso Lima (lado direito da via).

Regras tarifárias vigentes:
• Táxis Convencionais – taxímetro
Bandeirada – R$ 5,80.
Das 18:00 do dia 01/03/2019 até as 12:00 do dia 06/03/2019 será adotada a tarifa pela Quilometragem (Bandeira – tarifa II)
Das 18:00 do dia 09/03/2019 até as 06:00 do dia 11/03/2019 será adotada a tarifa pela Quilometragem (Bandeira – tarifa II)
• Táxis Executivos
Para os táxis executivos será utilizada a tabela de preços com destinos aos bairros publica no diário oficial.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

· Use preferencialmente o transporte público (trem ou metrô);

· Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont procure antecipar a sua chegada. Existem diversas interdições previstas na Cidade;

· Se possível, evite circular de carro no Centro da Cidade, busque rotas alternativas. Existirá grande número de interdições na região, com especial atenção na sexta e sábado, dia 01 e 02 de março, onde ocorrerá o desfile de blocos e a movimentação de carros alegóricos;

● De 01 a 10 de março, nos dias de carnaval, a Prefeitura monitorará a concentração de público na região da Lapa, contudo não estão previstas interdições ao tráfego na localidade;

· Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição, diversos reboques estarão circulando na região;

· Visando garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deverá ser realizada
exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada;

· É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;

· Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem que necessitarem acessar a região interditada do Sambódromo deverão fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transpor os bloqueios de tráfego;

· Os veículos com adesivo de “Trânsito Livre” deverão sempre afixá-los ao veículo. o Trânsito Livre não é válido para táxis comuns / amarelos;

· O acesso à área interditada do Sambódromo será permitida somente aos moradores devidamente identificados e aos veículos com Trânsito Livre. Existirão pontos de táxis comuns (amarelos) para uso ao término do desfile nas adjacências do Sambódromo. No setor par estes se localizarão na Rua Estácio de Sá e no ímpar na alça de acesso a Av. Trinta e Um de Março.

Comentários