Das oito agremiações do grupo de Acesso 1 de São Paulo, apenas duas ainda não divulgaram o enredo para o próximo carnaval. O site CARNAVALESCO reuniu os temas para o próximo carnaval.

A X-9 Paulistana, agremiação que caiu do Grupo Especial, divulgou o enredo durante live na própria sede, na noite do dia 07 de Julho. O enredo é intitulado como “Arapuca Tupi – A Reconquista de Uma Terra Sem Dono”, e carrega um carácter crítico-social em relação ao tratamento com vidas indígenas e exploração do meio-ambiente nacional.

A Terceiro Milênio também adotou o método das transmissões pela internet e divulgou o enredo “Ô abre-alas que Elas vão passar”. Tema que valoriza a luta e trajetória de várias mulheres na sociedade.

Já a Mocidade Unida da Mooca, inovou e utilizou a ferramenta que possibilita que todos os veículos de imprensa de mídia especializada vinculassem a transmissão. O papo entre o presidente Rafael Falanga e o carnavalesco André Rodrigues foi assistido por diversos sambistas, mesmo aqueles que não curtiam a página da agremiação. O enredo, no caso, é “Aruanda – O Eterno Retorno”, que conta a história de Aruanda, um paraíso espiritual através dos conceitos da Ubanda.

A Camisa Verde e Branco traz o enredo “Rezadeiras. Na fé do trevo, eu te benzo, Na fé do trevo, eu te curo”, uma homenagem as mulheres através das rezas, pela fé das rezadeiras, responsáveis por cura de males individuais.

Também com uma temática africana, a Leandro de Itaquera traz “No ecoar dos tamborins, e no feitiço da Leandro – de Dahomé as terras de encantaria – O cortejo da rainha Jeje e os segredos de Xelegbtá”, que aborda a história do candomblé Jeje, conhecido mundialmente pelos cultos aos vudus.

Não julgada no ano passado, a Independente Tricolor intitula seu enredo como: “Brava gente. É hora de acordar”. A escola deixa claro que o tema não tem ideologias políticas, e explica que enredo é um grito de liberdade e que só o povo tem poder para mudanças.

As escolas de samba Pérola Negra e Morro da Casa Verde, ambas também do Grupo de Acesso 1, ainda não divulgaram os enredos para o próximo carnaval.

Comentários