A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) lançará no dia 6 de novembro, data do penúltimo programa “Seleção do Samba”, da TV Globo, o álbum completo com os sambas-enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval de 2022. O site CARNAVALESCO e o jornal O DIA divulgaram a capa (veja abaixo) com a imagem da Viradouro, a atual campeã. O diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, falou sobre a arte e o conceito que surge no produto, seguindo o caminho da nova marca do carnaval, prevista para ser lançada no início de dezembro.

“As pessoas já começam a ver um pouco da identidade visual do carnaval. A marca ainda não está presente nessa capa, porque ainda vai acontecer o lançamento. Mas, já existe uma interferência direta de todo o design que está sendo criado e desenvolvido para o carnaval como um todo. Isso já está sendo aplicado”, comentou.

Capa do álbum dos sambas do Grupo Especial para o Carnaval 2022. Foto: Divulgação/Liesa

CD em dezembro no site

Segundo Hélio Motta, os colecionadores dos CDs dos sambas-enredo poderão adquirir suas cópias no início do mês de dezembro. “Para os amantes da mídia física estamos desenvolvendo uma edição limitada que estará disponível na segunda semana de dezembro e que poderá ser encontrada na loja da Universal Music no site umusicstore.com”, revelou. Gabriel David completou: “Entendemos a importância disso. A Liga vai atender esses pedidos muito importantes. Também estamos super preparados para fazermos uma inserção digital como nunca fizemos antes”.

Perguntado sobre os EPs divulgados até agora em que as vozes dos intérpretes ficaram “escondidas”, o vice-presidente da Liesa ressaltou que ainda será lançado um produto final. “Todas as mixagens são aprovadas por cada agremiação presente no estúdio. Existe uma masterização para cada EP lançado e uma outra para o álbum completo que lançaremos no dia 06 de novembro. Na masterização para plataformas de streaming existe mais compressão do que o formato em CD, por exemplo. No álbum completo teremos tudo mais otimizado e aprimorado”, garantiu o dirigente.

O vice-presidente da Liesa também foi questionado sobre a ideia do álbum dos sambas de 2022. “Melhoramos a captação dos instrumentos, diminuímos a quantidade de dobras, de reverb nas vozes e ambiente. Tudo isso de modo a deixar mais claro o que o artista está cantando. Agora as frequências estão mais limpas, onde se pode escutar melhor os instrumentos”.

Hélio Motta contou que a decisão de ir divulgando os sambas, conforme os programas exibidos na TV Globo, está sendo um grande sucesso: “Antecipamos calendário, lançamos vídeo de making off, realizamos cross marketing com as Escolas e sambistas engajados, onde eles vem divulgando seu sambas dentro das plataformas. Estamos muito felizes com o resultado”.

Comentários