A São Clemente optou por seguir a interpretação de uma vertente de carnaval para além de uma espaço de manifestação artística, uma oportunidade ampla de manifestação social e política. Se posicionar e assumir um lugar de denúncia, mas claro carnavalizando a ideia. Com o enredo “O Conto do Vigário” desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira a preta e amarela da Zona Sul trouxe um enredo de amplitude temática, desde de uma abordagem mais histórica para o surgimento da atuação dos “vigaristas” como voltada para uma análise crítica do cenário político da sociedade brasileira e de escândalos famosos do mundo atual.

Todas as alas da escola marcaram esta posição de forma contundente, irreverente e com uma linha de crítica em forma de sátira. Dentre as alas que mais afirmaram tais questões estão a “Seu voto por dentadura” que representou a ruína da política nacional que facilmente aceita troca seu voto por reles dentaduras, a “La Garantia Soy Yo” a que retrata a pirataria de produtos muito comercializados no país.

Mara Nascimento, 47 anos, é uma veterana de Sapucaí mas que desfilou pela primeira vez na São Clemente. A estreante desfilou na ala 14, “Seu voto por dentadura”

“O desfile estava perfeito. Era tudo o que queríamos. Criticar com arte e humor. Eu adorei mesmo e achei o melhor enredo. A minha fantasia é bem clara e auto-explicativa, desse povo vendido, que vai atrás de fake news. Eu achei a fantasia ótima, apesar de parecer pouco prática não é mesmo, é bem tranquila de usar. Ela é bem colorida, gostei disso, bem Brasil mesmo em todos os sentidos” contou.

Tatiane Flor, 36 anos, pisou na Avenida pela primeira vez com a São Clemente e integrou a ala 5, denominada “Lote Funerário” e ressaltou a importância da crítica forte do enredo.

“É mesmo uma crítica bem forte tanto do enredo como da nossa fantasia, uma crítica em relação a este momento horrível que estamos passando nesse país. Mesmo com tom de diversão, nós entramos na Avenida para fazer mesmo um protesto. Gostei bastante da fantasia, estava muito bonita e divertida e a proposta também”, explicou.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui